17.11.08

Ele está no meio de nós...até na escola...

A escola pública é laica, todos sabem. Isso significa que ela não pode - e nem deve - levar aos alunos valores pertencentes a uma religião específica. E nem seguir rotinas que estejam associadas a cultos religiosos relacionados a correntes religiosas. A idéia é que o espaço seja democrático e respeite a diversidade de valores e crenças que constituem a comunidade.
Nas escolas privadas, não é assim: a legislação permite que essas instituições sejam, inclusive, mantidas por grupos religiosos. Mas eu acho que, ainda assim, a postura do professor deveria ser discreta em relação à propagação da fé.
Você deve estar se perguntando a razão para eu estar escrevendo sobre o assunto. Bom, trabalho num programa de educação - e isso já explica, em parte, o interesse pelo universo da escola. Mas, além disso, soube de uma história que me impressionou. Uma professora, de um colégio privado que não está diretamente relacionado à religião alguma, sempre que pode, aproveita as brechas para falar do Senhor. Evangélica, a mestre chegou a anunciar aos alunos, antes de aplicar uma prova:
- Não banquem os espertinhos! Jesus não gosta de cola!!!
Todos ficaram atônitos.
E eu também fiquei. Essa professora, pra mim, precisa conhecer a dança do quadrado...e seguir, biblicamente, o que diz o refrão...

2 comentários:

Sandra disse...

Murilo, essa questão é realmente muito séria. Embora a escola no Brasil seja laica, muitas crianças de escolas públicas, privadas, de instituições de caridade continuam rezando antes de cada refeição. Parece uma coisa bem inocente, mas não é! Cada um com a sua fé. Todos nó temos o direito de escolher e decidir qual a nossa religião (ou decidir não ter religião nenhuma). Abç.

Unknown disse...

É isso aí, Sandrinha...
Bj!