8.11.08

Fui canetado! Injustamente!!!

Tenho habilitação para dirigir há quase uma década. Ao longo de todos esses anos, minha conduta de motorista tem sido pautada pela responsabilidade. Não sou veloz, nem furioso. Não bebo e a tal da Lei Seca, pra mim, não fez a menor diferença. Não uso qualquer tipo de entorpecente e sempre guiei de acordo com o que a legislação brasileira estabelece.
Nesses 9 anos dirigindo por aí, só fui multado uma vez: por ter estacionado num local impróprio. Estava errado, mas não sabia da proibição no tal local e a grande quantidade de veículos parados por lá não dava a menor pista de que a coisa era irregular. Era. Fui penalizado e paguei a multa.
Pois bem, dito isso, vocês já podem imaginar qual não foi a minha surpresa ao descobrir, semana passada, na minha caixa de correio, uma multa de trânsito. Abri e me espantei: segundo a notificação, eu havia cometido uma infração grave. E, ainda segundo o documento, meu carro não foi fotografado porque a multa foi emitida por um agente de trânsito - cuja orientação eu teria desrespeitado.
Fiquei intrigado. Vendo a data e o local da tal infração, liguei os pontos: o dia fatídico foi o último 10 de setembro. O lugar? Os arredores de um shopping, nas proximidades do estádio do Engenhão. Na data, o trânsito estava caótico na região, pois naquela mesma noite seria realizado o jogo Brasil x Bolívia, pelas Eliminatórias da Copa.
Aí lembrei de tudo! Trânsito interrompido e guardas da PM colocando ordem na bagunça. A imagem do PM acenando para que eu seguisse é muito clara em minha mente. Eram muitos guardas. E tenho a mais absoluta certeza de que não infringi coisa alguma. Ainda mais gravemente! E, supondo que algo de grave tivesse acontecido, por qual (estranho) motivo o guarda preferiu me multar a distância, sem me autuar no próprio local?
Sinto cheiro de mutreta no ar! E, confesso, não sei o que fazer pra livrar desse problema! Posso recorrer da tal multa, mas, nesse caso, seria a minha palavra contra a do tal guarda que me multou. E a gente sabe de que lado a corda arrebenta, né?
Sugestões?

14 comentários:

Anônimo disse...

É Murilo infelizmente nessa questão de multa tudo é meio obscuro e muitas vezes nos sentimos injustiçados. Tenho certeza que fui multado quarta feira por atravessar um sinal vermelho, sendo que o mesmo estava amarelo, se paro no amarelo sou multado por parar em cima da faixa, se atravesso o guarda (que deve ser daltonico) me multa por atravessar o sinal "fechado". Já ouvi dizer inclusive que guardas tem meta de multa diaria, se é verdade ou não talvez nuca saberemos, mas que algo precisa ser feito para esse tipo de assalto aos nossos bolsos não continue precisa.

Unknown disse...

Daígo, essa história de que os guardas têm interesse em multar não é nova. Vale lembrar que o mesmo acontece com os reboques da prefeitura, dos quais, felizmente, nunca fui vítima. Acho que falta mesmo transparência nesse sistema de fiscalização do trânsito.
Enfim...boa sorte pra nós! E vou torcer pra que a sua multa não chegue!
Abração!

Sergio Brandão disse...

Murilo, taí um dos piores tipos de "correspondência" para se receber!... Desde que paguei minha última multa, há uns dois anos, por excesso de velocidade na ponte Rio-Niterói, na bagatela de 450 reais (pasme! E já com desconto!!!), me tornei meio neurótico com o velocímetro pelo menos... Nos últimos meses, as únicas notificações de trânsito que recebemos aqui, no meu novo endereço, foi uma da Monica, tb por excesso de velocidade (+ de 70 Km/h), só que dessa vez na Av. Francisco Bicalho ("Leopoldina") e duas da minha prima, que morou aqui antes, por falar ao celular dirigindo, agora, quando já estava morando lá em Belém. É f... E, recorrer, no teu caso, pode não garantir muita coisa, mas vai te custar muito tentar??? Boa sorte!!!

® ♫ The Brit ♪ ® disse...

Oi Murilo,
Eu acho vc preciso reclamar para a Detran ne?! eu acho vc tem provas suficiente para escapir isso, ainda mais como eles não tem foto de seu carro.... dar um olçhada aqui:
http://www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=127
Abração!

Sandra disse...

Eu acho q vc deveria recorrer. Vc não perde nada com isso e pode conseguir reverter a situação. Se vc não conseguir, no máximo, o que pode acontecer é ter q pagar a multa.

Ah! Tenho q fazer um comentário...

O Sérgio, com esses óculos está igual ao Clark Kent. Será q, na verdade, ele é o super homem brasileiro disfarçado de jornalista do Salto para o Futuro???????

Unknown disse...

Serginho, Brit e Sandra: brigadão pela força! Vou recorrer sim!
E depois conto que bicho deu...
Abs!

Anônimo disse...

Oi Murilo,
Minha mãe foi multada numa situação bem parecida. Ela recorreu, mas infelizmente de nada adiantou...
Dor de cabeça, stress, ansiedade para nada. Ainda teve que pagar a tal multa sem desconto. Sem querer ser pessimista, mas já sendo, acho melhor você pagar.
Beijos
Lu

Unknown disse...

É, Lu...acho que levei fumo nessa mesmo!
Bjão!

® ♫ The Brit ♪ ® disse...

Ahh mas lembrar: vc e Brasileiro e desiste nunca!
se foi eu, ainda sendo uma trabalho danado, eu vou recorrer sim....
pelo o que eu li aqui vc e inocente Murilo!
Abs!

Anônimo disse...

Adorei: você é brasileiro e não desiste nunca!!! É isso aí Brit! Tô contigo e não abro!!

Tell Aragão disse...

Murilo,
recorra... essas coisas continuam acontecendo porque a gente acaba deixando pra lá...
existem advogados já especializados em recorrer multas de departamento de trânsito...

® ♫ The Brit ♪ ® disse...

Eu concordo com Tell...
se mais pessoas recorrou e reclamou em situaçoes assim o pais vai crescer muito mais!
Abs!

Unknown disse...

Brit, Sandra e Tell: vou recorrer! Mas, confesso, não estou otimista mesmo não!
Mas conto o fim da saga aqui!
Abs!

Unknown disse...

Olá Murilo..., levei uma multa similar a esta, recorri e ganhei...mas infelismente não posso colocar aqui em rede nacional...rsrsrs...imagina se pega.....? me pede quando tiver online q te mando...
Abraços