7.11.08

Ainda sobre o boxe de anões...

Um dos maiores baratos em um blog é a participação dos leitores. Os posts que todo blogueiro escreve passam a fazer muito mais sentido quando são comentados, discutidos, elogiados ou criticados por quem lê. Aqui, no B@belturbo, gosto tanto dessa nossa conversa fiada que criei um espaço - Tá rolando nos comentários... - na coluna da direita do blog, onde destaco trechos dos cinco últimos comentários postados por vocês.
Se muitas vezes esse feedback faz rir, hoje, me fez pensar. Os motivos foram as críticas ao post sobre o campeonato de boxe para anões. Para alguns leitores fiéis, eu pesei a mão no texto.
Primeiro, quero dizer aqui que não tenho o menor preconceito contra os anões. Mas, há de se pensar: o evento é, no mínimo, curioso! Por isso eu disse no texto que é o tipo de notícia que merece piada. Se ofendi alguém, portanto, peço desculpas. E lembro: todos somos vítimas de piadas. A professora que comete uma gafe qualquer em sala de aula. Eu e meus colegas da TV, quando erramos. E por aí vai...
Mas convido a todos para um debate: o que será do humor depois da febre do politicamente correto? Sim, porque, desde que o mundo é mundo, faz-se humor ressaltando as diferenças. Humor é caricatura. E que atire a primeira pedra quem nunca riu de uma piada de fanho, de gago, de bicha ou de português!
E, a meu ver, humor se responde com humor! Sempre!
Quem critica vai argumentar que ao fazer piada com esses assuntos, estamos reforçando os preconceitos. Pode ser. Mas fingir que o preconceito não existe - e é o que acontece, muitas vezes, quando se defende o 'politicamente correto' - não ajuda muito no combate a ele.
Sem contar que, em muitos casos, nos tornamos mais realistas que o rei. Basta ver que, no tal torneio de boxe, um dos anões competidores tem o nome de Gigante. E acho que concordamos que ele não está falando sério ao se apresentar assim, né?
Enfim, são apenas reflexões. Acho que todos precisamos pensar mais a esse respeito...

9 comentários:

Anônimo disse...

Oi Murilo,
Te conheço e sei que você não é preconceituoso. Mas acho que sempre vale a pena uma obervação.
Além do mais aproveitei para divulgar um documentário que faz uma bela análise desses "baixinhos", que mostra o outro lado, que não é o da piada. Mas ambos sempre valem a pena...

Ah! Obrigada pela possibilidade do "chat" com a Sandrinha.

Beijos
Lu Chagas

Obs. Sandrinha, não tenho orkut. Me escreva: lua.chagas@oi.com.br

Unknown disse...

Valeu, Lu!
E agradeço pela dica! Aliás, o tema também foi tratado no último Globo Repórter. Foi bem interessante.
Bjs e use e abuse do chat amizade...rs!

® ♫ The Brit ♪ ® disse...

Eu gosto muito as tatuagens dele! pode ser ele recebeu um descontinho quando fiz?
abs!

Bárbara Pereira disse...

Gente, por favor, parem de escrever anão. o certo agora é verticalmente prejudicado.

Abs coletivos,

Bárbara, aquela que é nasalmente avantajada!

® ♫ The Brit ♪ ® disse...

Hahahaha muito bom da Bárbara!
Abraços do The Brit - não sou um "Gringo", sou vocalmente prejudicado em Português!

Sandra disse...

Murilo, sou a favor do politicamente correto. Não acho que isso vai acabar com o humor. Fiquei muito feliz com a polêmica, isso é um sinal de novos tempos, sinal de que nós não vamos mais aceitar discursos preconceituosos, mesmo quando eles são ditos com o propósito de se fazer humor. Diferente da Lu, acho que somos todos preconceituosos. Todos nós. E reforço aquele slogan que pergunta: onde escondemos o nosso racismo?? Eu pergunto: onde escondemos o nosso preconceito? É ótimo qdo a gente escreve uma coisa, pode rever, repensar, refletir... Teve um tempo que era engraçado dizer que toda mulher é burra. Hoje não achamos mais graça nenhuma nisso! Já fomos um povo mais bárbaro do que somos hoje. Hoje nos indignamos! Somos um povo melhor, mas ainda precisamos ser muito melhores. Desculpe se vc ficou chateado, mas podia ser pior. Você podia ter nascido anão e ter que conviver a vida toda com esse tipo de piada... Muitos beijos! Sandra Maciel

Unknown disse...

Brit e Bárbara: morri de rir com os comentários de vocês! Aliás, Brit: daqui pra frente você será o "vocalmente prejudicado em Português", ok?rs...

Sandrinha: não fico chateado, em hipótese alguma! De verdade! Mas não vou negar que temos visões bem diferentes. Acho que somos todos preconceituosos sim, mas apenas "eliminar" esse preconceito dos nossos discursos, ou mesmo disfarçá-lo com eufemismos, não fará com que ele deixe de existir e de nos constituir.
O buraco, minha amiga, é mais embaixo. E, juro, isso não é um trocadilho...rs!
Bjão!

Erica Ribeiro disse...

Eu tô aqui pra reafirmar que continuo imaginando a cena do juiz levantando o braço do campeão e dizer q todos nós de alguma forma passamos por preconceitos a vida toda, um pq é magro demais, outro pq é gordo, pq usa óculos, pq é baixo, pq é alto, pq é branco, pq é negro, pq é pobre, pq é rico e assim vai...mas eu algumas horas da vida temos q rir disso tudo pq senão seria insuportavel viver na seriedade total! Ou vcs acham que os anões nao fazem piadas com as pessoas altas?!

Erica, a ex-obesa e visualmente prejudicada!!!!

® ♫ The Brit ♪ ® disse...

Isso mesmo Erica!
concordo totalmente com vc!
com um mundo onde cada pessoa e totalmente diferente, e o que de todos nos ninguem e perfeito (que otimo!) sempre vai tem preconceito em alguma forma!
Abraços,
The Brit, o vocalmente prejudicado em Português.