30.1.09

Uma tarde no Museu Casa do Pontal...

Na quarta-feira, passei uma tarde muito agradável gravando no Museu Casa do Pontal, no Recreio, Zona Oeste do Rio. O Museu tem uma história bem interessante: é fruto da paixão incessante de um francês pela arte popular do Brasil. De colecionador e pesquisador, Jacques Van de Beuque passou a fundador dessa instituição que atrai muitos estrangeiros interessados a começar, pelo Museu, suas viagens pelo Brasil.
O Museu foi reformado recentemente e tem, agora, uma galeria para exposições temporárias, além das já tradicionais galerias destinadas aos mais de 8.000 bonecos, entalhes, modelagens e elementos articulados em exposição permanente. No salão de exposições temporárias, está em cartaz uma bela mostra sobre a arte do Vale do Jequitinhonha, baseada no mesmo minimalismo que move boa parte dos artistas que levam para suas obras cenas do cotidiano brasileiro.
A entrevista que gravei com Ângela Mascelani, diretora do Museu, vai ao ar na temporada 2009 do Salto. E se você ainda não conhece o Museu Casa do Pontal a dica é: vá!
Postar um comentário