30.1.09

Uma tarde no Museu Casa do Pontal...

Na quarta-feira, passei uma tarde muito agradável gravando no Museu Casa do Pontal, no Recreio, Zona Oeste do Rio. O Museu tem uma história bem interessante: é fruto da paixão incessante de um francês pela arte popular do Brasil. De colecionador e pesquisador, Jacques Van de Beuque passou a fundador dessa instituição que atrai muitos estrangeiros interessados a começar, pelo Museu, suas viagens pelo Brasil.
O Museu foi reformado recentemente e tem, agora, uma galeria para exposições temporárias, além das já tradicionais galerias destinadas aos mais de 8.000 bonecos, entalhes, modelagens e elementos articulados em exposição permanente. No salão de exposições temporárias, está em cartaz uma bela mostra sobre a arte do Vale do Jequitinhonha, baseada no mesmo minimalismo que move boa parte dos artistas que levam para suas obras cenas do cotidiano brasileiro.
A entrevista que gravei com Ângela Mascelani, diretora do Museu, vai ao ar na temporada 2009 do Salto. E se você ainda não conhece o Museu Casa do Pontal a dica é: vá!

3 comentários:

Amanda Hora disse...

Eu nunca fui, e olha que eu moro no Recreio! Ótima dica!
Bj

Unknown disse...

Se for, depois me diga o que achou, Amanda! Mas acho difícil alguém não gostar!
Bj!

Sandra disse...

Tudo na casa do Pontal é lindo! Desde as obras de arte, a história por trás da coleção e casa q é linda!!!! E integra perfeitamente a natureza com as lindas peças do museu!