17.1.09

Sobre os finais de A Favorita e Maysa...

Gostei do fim da novela das oito, apesar de não ter sido uma surpresa pra mim. Achei coerente e forte, como foi todo o desenrolar da trama. A cena final, em flashback, fugiu completamente do usual em novelas: nada de casalzinho na praia, no estilo e foram felizes para sempre; nada de casamentaço; nada de elenco reunido e festejando! Original, João Emanuel Carneiro imprimiu sua griffe do início ao fim e, a julgar pela repercussão alcançada pela trama, estreou no horário nobre em grande estilo.
O fim de Flora também foi cruel, na medida exata da maldade exercitada pela vilã ao longo de toda a novela: presa e vítima da violência das companheiras de cárcere, revelada numa sequência sutil e definitiva. Muito bem sacado!
Mas, pra mim, o ponto alto da noite foi o capítulo final de Maysa. Triste até o último segundo, só me deu a impressão de que, pela impossibilidade de se estender por mais capítulos, o autor precisou apressar o andamento da história no episódio final. Mas as cenas de discussão e reconciliação entre Maysa e seu filho foram lindas e tocantes. A cena da despedida entre os dois no aeroporto, com a mãe chorosa subindo as escadas rolantes e olhando pra trás pra ver o filho foi realmente muito sensível...
E igualmente emocionante foi a delicada homenagem que o diretor fez à mãe na última cena da obra. Ao dedicá-la a minissérie com "todo seu amor", Jayme encontrou um jeito de reforçar que entendeu o estilo de vida da mãe-personagem e que, hoje, considera superadas as mágoas e rancores.
Achei lindo! Pena que produções desse tipo sejam exceções na TV aberta atualmente...

E você? Viu também? O que achou?
Comentaê!

5 comentários:

Anônimo disse...

É triste ver uma obra como essa feita em poucos capítulos, os fatos são mostrados com certa "correria" e sendo jogada para muito tarde, depois do BBB, q temos q aturar durante meses...

O final da novela foi legal também, a mãe daquela apresentadora infantil do SBT não morreu nem ficou louca(já viu como a Maisa, a menina monstro do SBT, parece c a Flora fisicamente?rs), o que já é um avanço em termos d novela.rsrs

isabella saes disse...

Gostei do final de Maysa, mas achei que faltou um pouco de emoção na "Favorita". Sei lá, um churrascão na beira da piscina com a galera toda, uma coisa bem pra cima. Beijooooos.

Anônimo disse...

td mto bem, td mto bom, mas monjardim, como diretor, tem o dever d, doravante, deixar jaymeII, trancado em casa e nunca +, eu disse: nunca +, tentar atuar. até pq vivi a história + ou - d perto, senti arrepios qdo aquele garoto abriu a boca! e a atriz q fez fernanda, 1ª mulher d jayme, mãe d jayme II, portanto, entrou muda e saiu calada, além d completa/te inexpressiva, gostei da minissérie, mas como conheço gde parte da história, com mtas ressalvas. qto à favorita: flora pra presidente!!!

Unknown disse...

Daígo, muita gente se queixou do horário da minissérie na última semana. Mas a aposta da Globo é no que dá mais retorno. E o BBB, nesse quesito, é imbatível. Paciência...
Abs!

Bella, então façamos nós o churrascão, que tal?rsrsrs
Bj!

Paulo, até que eu gostei do estilo cru do menino. Me pareceu mais espontâneo e menos fabricado...vai entender, né?
Flora 2010? Tô nessa!rsrsrs
Abs!

Sandra disse...

Adorei a novela e a minissérie, mas fico triste em pensar que a cadeia continua sendo o lugar da punição, em que as presas precisam apanhar para "aprenderem uma lição...". Apesar da personagem merecer sofrer, ver a "Flora" com a cara roxa foi desnecessário. Prisão é sempre mostrada assim, o lugar para apanhar. Fora isso..., amei a novela!