6.1.09

Triste fim de Dedina...

Condenada por adultério: personagem de Helena Ranaldi, que já foi espancada pelo marido em praça pública, vai morrer em A Favorita...

Engraçado, mas me parece machista demais a solução encontrada pelo autor da novela das oito para o conflito envolvendo Dedina, Damião e Elias. A mulher, que já comeu o pão que o diabo amassou desde que a sua pulada de cerca se tornou pública, vai morrer.
Enquanto a personagem de Helena Ranaldi receberá a pena capital, o Léo, que já bateu na mulher e foi um traste do início ao fim da trama - chegou, inclusive, a tentar estuprar a própria Dedina -tem sido motivo de chacota graças à sua impotência sexual.
Mulher que trai morre. Homem que trai, fica impotente. Tô viajando na maionese ou rola mesmo um machismo danado aí?
Não se trata de fazer apologia à safadeza, é claro! Mas que, pra Dedina, o buraco tá sendo mais embaixo, isso tá. A sete palmos, pra ser mais preciso...
Quero saber as opiniões de vocês! Principalmente das mocinhas que acompanham o blog!
Comentaê, mulherada!

9 comentários:

DestroieR disse...

Não sou mocinha....mas acompanho o blog. Eu acho q o caso da Dedina é a parte, ela mostrou durante a novela q é duente...pessoas doentes precisam de tratamento....é mt facil vermos a novela e falarmos q a muleh é fogosa.....e q dar pra todo mundo....isso é doença. Por outro lado....acho q errar é totalmente humano e todos tem o direito de cometer esse tipo de erro. Que atire a primeira pedra...quem não tem o teto de cristal.
Abraços

Sandra disse...

É muito machista sim!!! Em novela as mulheres q traem são sempre punidas. No caso dos homens é diferente, o próprio amante da Dedina era muito amigo do marido dela e é mostrado, na novela, como bonzinho... Outro caso: o Halley. Ele enganou a Lara, traiu, engravidou a Céu... E agora, bonzinho! As mulheres são vítimas de preconceito e machismo sim! Infelizmente.

Naila Oliveira disse...

Concordo, Murilo. Nem só por achar machista, mas por achar que as soluções para as novelas são sempre tão pobres e tão reducionistas... O vilão acaba sempre maluco ou morto. Como se as pessoas más fossem isso: apenas loucos. A vida é muito mais complexa e as pessoas não são inteiramente más ou boas. Assim como o final nem sempre é feliz e justo.

Amanda Hora disse...

Totalmente machista! E desnecessária tbm, pra quê matar a mulher? Mas tbm acho que a solução dada ao Léo, por ser machista, seria msm como a morte para ele.

Bárbara Pereira disse...

Cálega,

outro dia fiz um discurso nessa linha no salão que frequento e quase virei vereadora... rs
As mulheres estão indignadas com a solução do autor. Sinceramente, esperava algo mais "humano" desse novelista que, dizem, ser gay assumido. Sabedor, então, das questões de gênero (totalmente politicamente correta, viu?), acho que ele poderia ter sido mais criativo com a personagem. Esse discurso de "mulher que trai é vagabunda" só vai ajudar ainda mais a aumentar os casos de violência contra mulher nesses rincões do nosso Brasil.

Abs,

Unknown disse...

DestroieR, ela não "deu pra todo mundo"...que eu me lembre, só pro tal do Damião. Acho que isso não é doença e ninguém está livre de passar por uma dessas, como você também apontou no seu comentário...
Enfim, o autor foi meio cruel sim!
Abs!

Sandra, Kika, Amanda e Bárbara: que orgulho contar com "meninas" tão assíduas e espertas quanto vocês! Gostei muito dos comentários e acho que a gente pode voltar ao tema num próximo post aqui do blog. Acho que as novelas acabam sendo um terreno fértil para análises desse tipo, né?
Brigadão por terem aceito o convite do post!
Bjões para todas vocês!

® ♫ The Brit ♪ ® disse...

Muito televisao Brasileira e muito machista sim, alem das novelas vc somente preciso ver programas de Domingo que sempre mostrar todas as mulheres dançando com poucas roupas, mostrando bundas, peitas e tal...
Mas no caso das novelas eu quero ver uma tudo escritado, dirigido e produzido pelas mulheres só... somente assim o mundo das novelas pode ser certo, e com alguma vingança das mulheres, o sexo forte!
Abraços!

Sandra disse...

Brit, acho que poderia ser uma boa, mas tb tem muita mulher machista, muita mesmo! Vale dizer que os autores machistas das novelas foram criados por seus pais e mães.. que antes de serem mães, tb são mulheres.

® ♫ The Brit ♪ ® disse...

Oi Sandra,
e verdade amiga, tb tem muitas mulheres machista...
e elas quem tb parece gostar sendo tratado mal e sendo traido dos homens... parece falta de auto-estima.
Beijos!