12.6.08

Por Ibope, TVs torcem descaradamente pelo Corinthians...

Li no Blue Bus a notícia sobre o áudio da transmissão da final da Copa do Brasil, supostamente falseado pela Rede Globo para fazer parecer que a torcida do Corinthians fazia muito barulho na torcida pelo Timão. Na verdade, eram 1.000 torcedores do clube de São Paulo, contra cerca de 35.000 adeptos do Sport, que levou a melhor no campeonato. O Blue Bus critica a conduta da emissora e lembra que uma transmissão esportiva é um evento jornalístico. E eu concordo...
Assim como também não dá para discordar dos comentários de leitores do blog de Patrícia Kogut, queixosos do tom "fiel" adotado pela equipe que transmitia o jogo. O leitor chega a dizer que o clima no fim do jogo era de velório.
Aí eu estendo a crítica a alguns programas esportivos da TV, sobretudo aos produzidos por emissoras radicadas em São Paulo. Notei em alguns deles, como o "Jogo Aberto", da Band, uma clara adesão ao Corinthians, como se fosse ele o único clube brasileiro a disputar a final. O interesse das emissoras é comercial: São Paulo é O mercado para a televisão (publicidade); é lá que a audiência importa...e lá, a maior parte do público de telespectadores é formada por torcedores do Corinthians - a segunda maior torcida brasileira.
E, assim, em nome de tudo isso, o interesse público cede espaço ao interesse (comercial) das redes de televisão. Nem precisa dizer que, nessa equação, quem sai perdendo é o torcedor...

3 comentários:

Tell Aragão disse...

Murilo,
eu não acho que o interesse seja apenas comercial... desculpe se pareço uma "complexada" (coisa que não sou)pelo que eu vou dizer: isso tudo pra mim é puro preconceito... em muitas coisas o nordeste é visto como "sub"... no futebol, também... para muitos (não sei se a maioria), os times do nordeste nunca são "páreos" para os do sudeste... se a gente for pensar em questão financeira, isso é verdade... e eu nem quero pensar sobre essa disparidade... mas, em capacidade, em técnica, acredito que a região brasileira não tem influência nenhuma sobre os talentos, sobre um bom futebol...
veja você que Luxemburgo colocou a culpa numa infecção intestinal na primeira vez que o palmeiras perdeu para o sport... depois, levou surra de novo... e o time do sport era o reserva...e o goleiro do palmeiras ainda saiu com a pérola "imagine se fosse contra o cruzeiro"... tudo bem que o cruzeiro está como vice no campeonato... mas, o náutico, por exemplo, está em terceiro... mas, não, os times do nordeste jamais serão citados como exemplo ou como possíveis rivais... não sou sport, sou alvirrubra... mas, assim, como todo mundo aqui, torcemos pelo sport... virou uma "guerra" de estados... porque tá todo mundo cansando aqui de ser subestimado... em tudo! eu, por exemplo, estou revoltada com o resultado do julgamento do Náutico pelo STJD... aquele atleta (atleta????) andré Luis, do Botafogo, fez o que fez aqui, a torcida agiu de forma impecável, o time também... e no final, fomos nós os prejudicados... e a imprensa do sudeste ainda noticiou como se o problema tivesse sido causado pelo náutico...
na final da copa, não lembro agora se foi o presidente do corinthians ou o técnico do time que afirmou que aquele jogo não podia ser encarado como uma disputa de estados, porque era essa a sensação que ele estava tendo... tarde demais... deviam ter pensando nisso antes de todo o preconceito... o pernambucano saiu de alma lavada... as ruas aqui continuam em festa... e eu, alvirrubram confesso que torci pelo sport... agora, tenho que aguentar a torcida chata do meu adversário aqui rsrsrs mas, isso faz parte... e eu já tiro de letra!
bjs
PS: desculpe pelo desabafo! heheh

Unknown disse...

Tell, não há motivo para se desculpar. O seu desabafo é legítimo e muito sério! Achei vergonhoso o comportamento de parte da imprensa nessa cobertura, e acho que você está coberta de razão, de verdade! O "Timão" tá na segunda divisão, o que é lamentável, dada a importância do clube para o futebol nacional, mas não dá pra tolerar esse movimento "vamos dar uma forcinha pro Cortinthians", encabeçado por parte da mídia de São Paulo. Isso, pra mim, não é jornalismo; não é sério! E é, sim, um desrespeito com os torcedores de times como o Sport, merecidamente o campeão da Copa do Brasil.
Teu comentário me deixou orgulhoso, viu? É muito bacana ter esse canal de diálogo com alguém do nordeste, que pode expor opiniões e sentimentos que, tantas e tantas vezes, são ignorados pela "mídia tradicional".
Enfim, ganhei o dia hoje aqui no blog!
Bjão! E parabéns à torcida do Sport!

Tell Aragão disse...

thanks! ;)