12.6.08

Por Ibope, TVs torcem descaradamente pelo Corinthians...

Li no Blue Bus a notícia sobre o áudio da transmissão da final da Copa do Brasil, supostamente falseado pela Rede Globo para fazer parecer que a torcida do Corinthians fazia muito barulho na torcida pelo Timão. Na verdade, eram 1.000 torcedores do clube de São Paulo, contra cerca de 35.000 adeptos do Sport, que levou a melhor no campeonato. O Blue Bus critica a conduta da emissora e lembra que uma transmissão esportiva é um evento jornalístico. E eu concordo...
Assim como também não dá para discordar dos comentários de leitores do blog de Patrícia Kogut, queixosos do tom "fiel" adotado pela equipe que transmitia o jogo. O leitor chega a dizer que o clima no fim do jogo era de velório.
Aí eu estendo a crítica a alguns programas esportivos da TV, sobretudo aos produzidos por emissoras radicadas em São Paulo. Notei em alguns deles, como o "Jogo Aberto", da Band, uma clara adesão ao Corinthians, como se fosse ele o único clube brasileiro a disputar a final. O interesse das emissoras é comercial: São Paulo é O mercado para a televisão (publicidade); é lá que a audiência importa...e lá, a maior parte do público de telespectadores é formada por torcedores do Corinthians - a segunda maior torcida brasileira.
E, assim, em nome de tudo isso, o interesse público cede espaço ao interesse (comercial) das redes de televisão. Nem precisa dizer que, nessa equação, quem sai perdendo é o torcedor...
Postar um comentário