7.5.09

Sobre o transplante de rosto...

Confesso, fiquei chocado com as imagens da americana que recebeu um rosto novo num transplante realizado nos Estados Unidos. Por vários motivos! Primeiro, chocado porque, hipocrisia deixada de lado, o resultado está longe de parecer natural.
Mas fiquei igualmente chocado pela incrível capacidade da medicina em se superar. Li a reportagem no site de O Globo e pensei: "caramba! Foi exatamente pra isso que Deus nos fez humanos e inteligentes!". Esses médicos simplesmente devolveram a vida à essa mulher, vítima de uma violência absurda. Reconhecer e aplaudir essa vitória médica é, antes de tudo, valorizar a vida. E a humanidade!
Também fiquei chocado com a força dessa mulher que, aos 46 anos, renasce. Ganha o mundo com o rosto de outra pessoa, ainda deformado, e se mostra tão agradecida aos médicos, a Deus e à família. Tão cheia de fé! Tão grandiosa e tão capaz de nos mostrar o quanto são pequenos os problemas que elegemos para que pareçam grandes e, assim, acabem nos roubando o precioso tempo nesse plano...
Agora, não posso deixar de dizer que também fiquei chocado com a pena imputada ao autor do disparo que desfigurou o rosto da mulher. Sete anos! Apenas sete anos! Será que isso paga toda a dor e todo sofrimento pelos quais ela passou durante esse período? Será que sete anos pagam a angústia de passar por mais de 30 cirurgias?
Duvido muito...
Postar um comentário