25.5.09

Às voltas com Os Autores...

Tô terminando de ler o primeiro volume de Autores, o livro de entrevistas com os principais escritores de novelas da televisão brasileira.
Algumas considerações:
Carlos Lombardi me surpreendeu. Com novelas cheias de homens descamisados e de situações pouco usuais, demonstrou ter grande preocupação com a composição dos perfis psicológicos dos tipos que cria. E, longe do maniqueísmo, faz questão de pensar em tipos humanos, que mesclem o bem e o mal, como cada um de nós. Além disso, fala de questões ligadas a orçamento e de como isso afeta o trabalho do autor.
Pra mim, o melhor depoimento do primeiro livro.
A decepção ficou por conta da entrevista de Gilberto Braga. Mas isso nada tem a ver com o entrevistado. O autor enumera várias situações difíceis que enfrentou em algumas de suas produções e em nenhum momento é indagado a contar como fez para superá-las. Uma pena!
Glória Perez também dá um depoimento interessante. Fala do merchandising social, que ajudou a implantar na telenovela brasileira, e de sua parceiria com Janete Clair, a mão do foletim televisivo no Brasil.
Tô ansioso para começar o segundo volume, com entrevistas de João Emanuel Carneiro, Walcyr Carrasco e Silvio de Abreu, entre outros.
Assim que terminar, conto aqui!
Postar um comentário