24.5.09

A imagem do século XX...

Camila Nin, figuraça e roteirista do Salto, acaba de me ligar. Está escrevendo um dos roteiros do programa e queria saber qual imagem do século XX tinha me marcado.
Definitivamente, não é uma pergunta simples. Ainda mais para um libriano, ser que vive eternamente perdido num mar de possibilidades...
Mas até que não demorei. Lembrei da imagem da menina correndo, toda queimada, depois de um intenso bombardeio na Guerra do Vietnã. Respondi a Camila e fiquei pensando nos motivos que me levam à essa escolha. Pra mim, a foto da garotinha representa todo o horror da guerra e dá a dimensão de como essas batalhas são cruéis e acabam por vitimar, na maioria das vezes, inocentes indefesos.
Pesquisando na rede, descobri que a menina se chama Kim Phuc, se tornou uma cidadã canadense e, além disso, é Embaixadora da Boa Vontade da Unesco. Além disso, descobri outra foto de Kim. Adulta, ela envolve um bebê num abraço cheio de ternura. É, sem dúvida, uma foto tocante. Bela delicadeza do gesto dela com o bebê, pela ternura que esse abraço transmite. E, claro, pela tristeza das marcas de um guerra impressas no corpo da mulher. O bom da foto é ver que, mesmo marcada para todo o sempre, Kim levou a vida em frente e demonstra ser capaz de amar. É vítima da guerra, mas, sem dúvida, uma mulher de paz.
Bacana, né? Esse tipo de coisa é que faz crer que o ser humano tem salvação...
E pra você, qual é a imagem mais marcante do Século XX, hein?
Comentaê!

7 comentários:

® ♫ The Brit ♪ ® disse...

Pra mim aquele foto tb foi uma dos mais marcantes do seculo XX... e tao poderoso, chocante, triste... tantos emoçoes em um foto so... e sempre ficar gravado na mente - isso e quando o fotojornalismo realmente funcionar em alto-nivel!
Abraços amigo

Vitor disse...

Murilão, o Fantástico fez uma matéria sobre a foto e mostrou a vida da Kim atualmente tbm. Já eu não tenho como escolher uma. São tantas. E já que ela tá fazendo um roteiro sobre isso, peça a ela pra tentar incluir - além de uma foto trágica, pq isso eh inevitável - uma foto que represente algo bom tbm. É bom mostrar que nem só catástrofe rende fotos inesquecíveis! Abração!

Unknown disse...

Brit, a foto é realmente muito forte. Mas há quem critique a exposição de uma criança numa situação tão dolorosa.
Enfim, polêmicas...
Abs!

Vitão, é verdade. Mas sabe que acho mais difícil pensarmos numa foto que represente esse algo bom? Acho que isso tem a ver com o fato de a felicidade ser algo tão efêmero. A dor nos marca mais, talvez...
Vou pensar em uma e conto aqui depois, ok? E pense também, ora balls!
Abração!

Sandra disse...

A foto do homem na lua: a terra é azul! O q estraga é aquela bandeira dos EUA...

® ♫ The Brit ♪ ® disse...

Oi Murilo,
concordo com vc sobre quem critique a exposição de uma criança numa situaçao desse...
mas isso e o trabalho de um fotografo ne? (falando como um filho de um fotografo rsrs) bom ou mal esses coisas (que muitos vezes passar ser historicos) preciso ser documentados. Pode ser fotos assim pode alertar os generaçoes da futura para tem certeza coisas horriveis assim nao acontece de novo? nao sei mas eu espero...
Abs amigo!

Vitor disse...

Murilão, tem aquela foto do bebê que estava com uma série de complicações no parto, mas que esticou os dedinhos pra fora e agarrou a mão do médico, como quem pedisse pra que não desistisse dele...lembra dessa? É uma foto marcante e bonita!

Unknown disse...

Sandra, vou fazer uma montagem no Photoshop com a bandeira do Brasil pra você, tá?rsrsrs
Bj!

Vitor, essa história eu não acompanhei não...
Abs!

Brit, pena que os acontecimentos mais recentes revela que o ser humano está longe de ter essa sabedoria de evitar os mesmos erros do passado, né?
Abs!