24.5.09

Minha vez de falar de Susan Boyle...

Até aqui eu não havia falado desse assunto porque, sinceramente, ele encheu o saco! Por dias e dias, só se lia sobre Susan Boyle na internet. Na televisão, até o Toma lá, dá cá citou a história da escocesa. Na Oprah, lá estava a mais nova celebridade global. Na CNN, enfim, por toda a parte!
Hoje, Susan Boyle passou para a fase final do programa britânico que pretende revelar um novo talento da música. E, claro, a mídia inteira voltou os olhos para o fenômeno - não mais em busca do canto, mas, sim, atrás de um motivo para vender e atrair o espectador.
Vi o vídeo da apresentação de hoje. Susan, depois de um banho de loja, cantou Memory, tema de Cats e clássico dos programas de calouro. Foi muito bem, embora não tenha achado nada excepcional. E me pergunto: por que tanta balbúrdia em torno dessa jovem senhora?
Pra mim, esse fenômeno todo só tem uma explicação: o preconceito. Susan não chamou a atenção pela bela voz, nem por ter 47 anos e ser uma dona de casa que "nunca foi beijada". Chamou a atenção do mundo por surgir na televisão, feia como a necessidade e, "apesar disso", cantar. Será que se ela fosse uma quarentona com tudo em cima, dona de casa, e vendendo pureza, ia causar esse espanto, essa admiração? Creio que não!
O mundo em que a gente vive valoriza o padrão de beleza ocidental. É como se os "belos" pudessem tudo. Aos feios, como Susan, sobram as migalhas. Talvez ela estourasse como humorista, rindo de si mesma. Mas não seria um fenômeno: estaria dentro do que a sociedade convencionou ser o "seu espaço".
Mas com uma voz linda, Susan furou o bloqueio. Mostrou que, mesmo feia, pode ter talento. E que sua aparência também pode esconder beleza. Isso chocou. Virou a cantora exótica.
Pra mim, a história é essa. Se ela fosse uma gata, seria previsível. Não causaria espanto nos jurados, venceria o programa e talvez jamais ficasse conhecida aqui no Brasil. Ou alguém aí conhece algum dos vencedores anteriores do Britain's got talent???

E você, o que acha dessa história?
Comentaê!!!
Postar um comentário