24.5.09

Minha vez de falar de Susan Boyle...

Até aqui eu não havia falado desse assunto porque, sinceramente, ele encheu o saco! Por dias e dias, só se lia sobre Susan Boyle na internet. Na televisão, até o Toma lá, dá cá citou a história da escocesa. Na Oprah, lá estava a mais nova celebridade global. Na CNN, enfim, por toda a parte!
Hoje, Susan Boyle passou para a fase final do programa britânico que pretende revelar um novo talento da música. E, claro, a mídia inteira voltou os olhos para o fenômeno - não mais em busca do canto, mas, sim, atrás de um motivo para vender e atrair o espectador.
Vi o vídeo da apresentação de hoje. Susan, depois de um banho de loja, cantou Memory, tema de Cats e clássico dos programas de calouro. Foi muito bem, embora não tenha achado nada excepcional. E me pergunto: por que tanta balbúrdia em torno dessa jovem senhora?
Pra mim, esse fenômeno todo só tem uma explicação: o preconceito. Susan não chamou a atenção pela bela voz, nem por ter 47 anos e ser uma dona de casa que "nunca foi beijada". Chamou a atenção do mundo por surgir na televisão, feia como a necessidade e, "apesar disso", cantar. Será que se ela fosse uma quarentona com tudo em cima, dona de casa, e vendendo pureza, ia causar esse espanto, essa admiração? Creio que não!
O mundo em que a gente vive valoriza o padrão de beleza ocidental. É como se os "belos" pudessem tudo. Aos feios, como Susan, sobram as migalhas. Talvez ela estourasse como humorista, rindo de si mesma. Mas não seria um fenômeno: estaria dentro do que a sociedade convencionou ser o "seu espaço".
Mas com uma voz linda, Susan furou o bloqueio. Mostrou que, mesmo feia, pode ter talento. E que sua aparência também pode esconder beleza. Isso chocou. Virou a cantora exótica.
Pra mim, a história é essa. Se ela fosse uma gata, seria previsível. Não causaria espanto nos jurados, venceria o programa e talvez jamais ficasse conhecida aqui no Brasil. Ou alguém aí conhece algum dos vencedores anteriores do Britain's got talent???

E você, o que acha dessa história?
Comentaê!!!

3 comentários:

® ♫ The Brit ♪ ® disse...

Ahh Murilo...
como vc pode falar tao mal da minha Tia Suky-Su?! kkkkkkkk
Abraços amigo

Vitor disse...

Ok, agora que fui conferir o ultimo video dela na semi-final, vim aqui dar meu humilde parecer! rs.

Murilão, óbvio que o sucesso imediato foi fruto da quebrada de cara dos jurados e de todos os demais, julgando-a, pela sua aparência, incapaz de cantar bem.

No entanto, é preciso reconhecer que ela tem sim um belo timbre de voz. E nesta última música, tirando o início, quando ela semitonou de leve por um provável nervosismo, ela realmebte cantou bem. Ela alterou de leve as divisões da música, levando-a em algum momentos com um andamento um pouco mais difícil. Já sobre a emissão, foi capaz de firmar a voz e suavizar quando necessário, ao contrário de muita gente que só quer berrar pra mostrar que tem voz. Enfim, pode não ser uma das melhores cantoras do mundo...mas tem seu lugar sim. Ahhhh...e agora deixando tudo isso de lado: acho ótimo que a feinha ganhe mesmo! risos!

Unknown disse...

Brit, dela eu nem falei mal. Só acho que chamou mais atenção por fugir do estereótipo que por cantar bem.
Abs!

Vitão, ela canta bem sim. E, como você, também notei que, no início dessa apresentação, ela dá uma bela rateada.
Como disse ao Brit, Susan tem uma bela voz, isso é inquestionável. Mas esse fenômeno não está associado a isso. Pra mim, revela uma surpresa diante do talento de alguém que está longe do padrão de beleza determinado por um mercado doido.
Também quero mais que ela ganhe!
Abração!