13.5.09

França: internauta que fizer downloads ilegais ficará sem navegar...

Polêmica essa lei francesa que promete punir os internautas que fazem downloads ilegais. Vi a matéria do Jornal das Dez sobre o tema e achei meio absurdo...
Primeiro, por tirar a conexão do sujeito que desobecer a lei - e as duas advertências prévias - com o corte da conexão à rede por um ano. Já imaginaram o que significa pra um internauta profissional ficar um ano sem navegar?
Depois, é complicado - e a matéria abordou isso - imaginar que um hacker pode usar a conexão de alguém indevidamente e esse alguém - sem ter nada a ver com o caso - pode acabar punido pela legislação. Alguém duvida que esse tipo de equívoco pode acontecer?
É claro que acho que os artistas e criadores devem ter respeitados os seus direitos autorais. Mas acho, também, que é preciso encontrar mecanismos de pagamento mais compatíveis com os tempos que vivemos. A internet tem um potencial incrível para propagar essas produções e é um mercado ainda pouco explorado pelos detentores legais de arquivos musicais e audiovisuais, por exemplo.
Acho que muita coisa tem que ser revista. E cortar a conexão dos piratas não me parece ser, ainda, a luz no fim desse túnel...
E você? Concorda com a proposta francesa?
Comentaê!

Nenhum comentário: