21.6.09

TV boliviana mostra imagens de Lost em notícia sobre acidente com avião da Air France...

Eu fiquei muito impressionado ao saber que uma emissora de TV da Bolívia exibiu, num telejornal, imagens de um episódio de Lost como se fossem as últimas imagens do voo 447 da Air France, que caiu no Oceano Atlântico no fim do mês passado.
A notícia me surpreendeu pelo grande equívoco que representa. Um equívoco em todos os aspectos. O mais óbvio, claro, diz respeito à utilização de imagens de uma série de ficção como sendo fotografias - reais - produzidas por um dos passageiros do avião acidentado.
Mas igualmente me espantou; ou melhor, me espantou ainda mais imaginar que as imagens, ainda que fossem reais, pudessem mesmo ganhar espaço na telinha. Dá pra imaginar a dor dos familiares das vítimas assistindo cenas dos últimos momentos de seus entes queridos na televisão? E onde fica a dignidade do ser humano, exposto num momento de pavor e desespero; na derradeira etapa de sua passagem pela vida?
Exibir imagens como essas, pra mim, é um ato de violência. Contra todos os que se dizem seres humanos!
O vídeo com a derrapada do canal boliviano está aqui.

2 comentários:

anaenne disse...

cara, qdo eu vi isso, lá no twitter, me choquei muito tb. Pela imprecisão, pelo embaralhamento da vida pelo espetáculo, pelo desrespeito com a dor dos outros, enfim, um dos maiores exemplos afirmativos da teoria do Baudrillard de q vivemos num mundo de simulacros, uma sociedade de imagens sem referente. Gostei do post, valeu!

Sandra disse...

Murilo, qdo teve o acidente da Gol, vários jornais divulgaram muitas fotografias dos passageiros dentro do avião, com fotografias reveladas das máquinas fotográficas achadas no local do acidente. Tb foi mórbido...