
Um deles comecei a ler ontem mesmo, ainda no shopping, enquanto as mocinhas faziam compras. "Era no tempo do rei - Um romance da chegada da Corte", de Ruy Castro, é uma ficção deliciosa, daquelas que mistura personagens e situações reais às mirabolantes criações do escritor. E que escritor! Sou fã do Ruy desde que li as biografias de Carmen Miranda e Garrincha. Puro talento!
Em "Era no tempo do rei", Ruy Castro mergulha no universo de "Memórias de um Sargento de Milícias", de Manuel Antônio de Almeida - aquele livro que, se você tem a minha idade, provavelmente leu por obrigação no colégio ou para o vestibular. Assim, Ruy narra o fictício encontro entre Leonardo - o protagonista da obra de Manuel Antônio de Almeida - e D. Pedro 1º, ambos ainda na infância, no auge da época das traquinagens!
Minha leitura ainda está muito no início, lá pela página 40, mas já me encantei com a envolvente narrativa do Ruy - o que, aliás, não é supresa; com a linguagem utilizada nela - uma clara alusão à empregada em "Memórias de um Sargento de Milícias"; e com o capricho na pesquisa para a realização do livro. Há uma sessão, por exemplo, que compara o Rio de "Era no tempo do rei" ao Rio de hoje, atualizando nomes de ruas, praças e outros logradouros. Lá eu descobri que os Arcos da Lapa eram conhecidos, nos idos do século XIX, como Arcos da Carioca. E que o tradicional bairro do Santo Cristo já teve a alcunha de Saco do Alferes...
Boa dica pra quem gosta de História e, principalmente, de um romance bem escrito...
Nenhum comentário:
Postar um comentário