14.3.09

Mais uma do ditador fanfarrão Chávez...

Essa história do Hugo Chávez criar caso com a exposição "Corpo Humano: real e fascinante" é o fim da feira! Acabo de ver no Jornal Hoje uma declaração do venezuelano, se dizendo chocado com a exibição de "corpos humanos diante do nosso nariz". Uma palhaçada!
Quando a exposição esteve aqui no Rio, no fim do ano passado, eu não fui ver. Não é o tipo de trabalho que me mobilize; mas é inegável o fascínio que as peças expostas acabam exercendo até sobre os mais conservadores, como eu. Vi muitas imagens registradas por uma equipe da TV Escola, que foi fazer uma reportagem na mostra. E é tudo impressionante! Há, por exemplo, um corpo humano todo fatiado, como se fossem carrés. Sem falar na vitrine que mostra todo o sistema circulatório do corpo humano - e só ele - sem ossos, músculos e órgãos. Realmente fantástico!
Fico imaginando o impacto daquelas imagens para os estudiosos de Biologia, Fisiologia, Anatomia; e até mesmo para os estudantes mais jovens. Uma oportunidade de conhecer o corpo humano sem aquele cheiro de formol que ronda os laboratórios das faculdades de medicina.
Mas para o Chávez, é tudo chocante. Engraçado: pra mim, chocante é manter uma população coagida, refém de um projeto de poder ambicioso, que impõe e viola regras a todo o tempo.
Chocante, pra mim, é ver uma ditadura como a do Chávez em pleno século XXI...

3 comentários:

Francisco Valdean disse...

Olá Murilo,

De vez enquanto visito seu blog, achei maneiro essa ideia de colocar o ano e copiei para o meu.

O caso da Venezuela.

É realmente lamentável que um chefe de estado descida o que uma nação deva consumir(intelectualmente). Já vi em outros momentos esta exposição causa polemica, inclusive em relação aos direitos humanos que é ao que me parece a base de seus argumento para censura-la.

Por um outro lado cabe uma reflexão no que se refere a disputa de poder, ele de certa forma governa usando ferramentas da democracia e tem um apoio de mais da metade da população. Devemos entender que antes dele o “poder político” se concentrava na mão da elite venezuelana que excluía essa imensa população que o apóia e ele faz com que esta população tenha a sensação de esta sendo representada, pelo menos esta é a analise que faço, é evidente que acompanho o projeto bolivariano de longe, em parte pelos meios de comunicações e como sabemos este não é uma forma muito segura para se tecer uma opinião.

Politicamente sou contra as concepções capitalista, mas também não consigo aceitar qualquer tipo de censura, particularmente acredito que todos devam ter a chance de optar pelo melhor para si, é claro que entendo que tanto ele quanto sua oposição usam mecanismo de alienação do povo venezuelano, mas o fato é que a maioria o apóia sua forma de governo e isto diz muito. A maioria é muito legitima, segundo os argumentos da própria democracia.

Abços

Valdean

Sandra disse...

Olá Murilo, estive na exposição e ela é realmente fascinante. Mas qdo saí fiquei pensando em todos aqueles corpos, todos de chineses... É fantástico, mas estranho... Como será que o médico, autor desta exposição, conseguiu autorização para possuir e expor todos esses corpos humanos, quem eram essas pessoas? Como morreram? Outra coisa, estranha, pq, apesar de serem chineses todos os corpos tinham grandes olhos azuis... Só parei para pensar, mas, apesar de alguns questionamentos foi maravilhoso conhecer e ver o nosso corpo por dentro. Levei a Joana e ela não esquece o q viu, inclusive, em uma parte da exposição eles expõe um pulmão de um fumante, bem preto e depois um pulmão "saudável". Ela ficou impressionada e, por causa disso, odeia cigarro!

Unknown disse...

Grande Valdean!
Valeu pela visita e pelo belo comentário.
Mas, pra mim, uma atitude como essa caracteriza plenamente o quão ditatorial tem sido o governo do Chávez.
Abração e volte sempre!

Sandrinha,
Imagine quantas crianças venezuelanas poderiam se conscientizar sobre os malefícios do cigarro, como aconteceu com a sua filhota?
Quanto aos corpos, pelo que consta foram todos doados, ainda em vida. E matéria é matéria, não serve pra nada...
Bjão!