14.3.09

Mais uma do ditador fanfarrão Chávez...

Essa história do Hugo Chávez criar caso com a exposição "Corpo Humano: real e fascinante" é o fim da feira! Acabo de ver no Jornal Hoje uma declaração do venezuelano, se dizendo chocado com a exibição de "corpos humanos diante do nosso nariz". Uma palhaçada!
Quando a exposição esteve aqui no Rio, no fim do ano passado, eu não fui ver. Não é o tipo de trabalho que me mobilize; mas é inegável o fascínio que as peças expostas acabam exercendo até sobre os mais conservadores, como eu. Vi muitas imagens registradas por uma equipe da TV Escola, que foi fazer uma reportagem na mostra. E é tudo impressionante! Há, por exemplo, um corpo humano todo fatiado, como se fossem carrés. Sem falar na vitrine que mostra todo o sistema circulatório do corpo humano - e só ele - sem ossos, músculos e órgãos. Realmente fantástico!
Fico imaginando o impacto daquelas imagens para os estudiosos de Biologia, Fisiologia, Anatomia; e até mesmo para os estudantes mais jovens. Uma oportunidade de conhecer o corpo humano sem aquele cheiro de formol que ronda os laboratórios das faculdades de medicina.
Mas para o Chávez, é tudo chocante. Engraçado: pra mim, chocante é manter uma população coagida, refém de um projeto de poder ambicioso, que impõe e viola regras a todo o tempo.
Chocante, pra mim, é ver uma ditadura como a do Chávez em pleno século XXI...
Postar um comentário