2.7.06

A vergonha da nação...

1º ATO

Ontem, logo depois do final do jogo - para os brasileiros, também final da copa - acessei a internet. Queria ler coisas sobre os bastidores da partida, ler a análise dos comentaristas; entender melhor a tragédia de roteiro familiar que se abateu sobre todos nós. No meio do caminho, acessei o orkut.Lá em cima, no meu perfil, uma foto-montagem que eu mesmo criei. Estou lá, com a camisa da seleção e uma imensa torcida no segundo plano, bandeira brasileira aberta e bem colorida tremulando. Olhei pra foto e nem pensei duas vezes: troquei. Não passou um minuto, um dos meus contatos me mandou um scrap. Dizia-se envergonhado de ser brasileiro, dada a falta de empenho de nossos craques em campo. E concluía: "pelo visto você também né? Pra até trocar de foto!!!"Era um comentário. Mas me incomodou. Logo respondi que não, que tenho orgulho por ser brasileiro, e que isso não se restringe a uma Copa. Afinal, não sou brasileiro só de 4 em 4 anos...

2º ATO

Hoje, no shopping. Caras amarradas. Silêncio. Pouca gente nas lojas, pouca gente se entupindo de porcarias na praça de alimentação. Minha prima, também impressionada com o fenômeno (ops, o trocadilho não foi intencional, juro!!!) disse que "até parecia que alguém muito querido de todos tinha morrido". E pior é que parecia mesmo.Fiquei impressionado. Mesmo! Voltei pra casa até achando que posso estar na contramão; que muitos outros brasileiros podem sentir, como o meu contato do orkut, vergonha num momento desses. Fiquei triste com nossa saída da copa sim, claro. Mas o que me envergonha, de fato, é ver que todo o "amor pela pátria" era mais carnaval do que qualquer outra coisa. É ver que as blusas verde e amarelas vão agora pro fundo dos armários; e que a torcida, que devia ser para o PAÍS dar certo, era apenas mesmo pra SELEÇÃO dar certo. É ver que os brasileiros só parecem se importar com o Brasil em tempos de Copa do Mundo. Mesmo que o resultado dela - favorável ou não - não interfira, nunca, em nada nas nossas vidas.Isso sim é uma vergonha!
P.S.: E como são tristes as fotos dos torcedores chorando pelo hexa derramado. Em breve uma delas - bela e triste - vai figurar no topo desse post.

2 comentários:

isabella saes disse...

Olha, "calega", esse luto todo pela derrota do Brasil me irrita profundamente. É só um jogo, gente! O problema é que esse país é tão carente de tudo, que as pessoas se apegam demais a isso. Esse choro pela derrota do Brasil, essas reportagens sensacionalistas não me comovem (eu me envergonho é de ser jornalista, de vez em quando...). As pessoas vaiam a seleção como se aqueles meninos fossem os grandes responsáveis pelo fundo do poço em que o Brasil "agora" se encontra. Ora, "pelamordedeus"!!! Vamos abrir os olhos. Afinal de contas, jogo é jogo, um dia um perde, o outro ganha... Bola pra frente!!!

Unknown disse...

Cálega, tem toda razão! E, além de tudo, esquecem que alguns deles, como o Cafú, foram recebidos como heróis há apenas 4 anos...!
Maluquice demais pra minha cabeça!
Bj!