Quando Maria Rita lançou seu segundo disco, li muito sobre uma infeliz estratégia de marketing adotada por sua gravadora. Uma denúncia da Revista Veja tornou pública a distribuição de iPods para jornalistas que, mais tarde, iriam opinar publicamente sobre o disco. Falou-se em 'Mensalinho de Maria Rita', em 'Rainha do Jabá' e afins. Achei - como jornalista - a estratégia realmente desastrosa e dispensável, dados o talento da artista e a beleza de 'Segundo'. Comprei o disco, o Dvd, fui (duas vezes) ao show e sigo muito feliz com aquelas belas músicas até hoje.
Mas a pecha de ser um "produto do departamento de marketing" acabou colada em Maria Rita por parte da imprensa...
Mas a pecha de ser um "produto do departamento de marketing" acabou colada em Maria Rita por parte da imprensa...
Agora, quase dois anos passados, Maria Rita está prestes a lançar um novo trabalho. Dedicado ao samba, o disco tem previsão de lançamento para setembro e foi produzido por Leandro Sapucahy. Pois bem, como sempre faz com cada novo produto a ser lançado, a gravadora bolou uma estratégia para promover o Cd - até a data desse post, ainda sem nome - e divulgou um minuto do single para portais da internet. 'Tá perdoado', de Arlindo Cruz e Franco é a música eleita para puxar o disco. Um sambinha bem gostoso, cantado de forma deliciosa pela artista. A estratégia surtiu efeito: todos os grandes portais, grandes críticos de música e afins disponibilizaram os links para que os fãs mais apressadinhos tivessem o gostinho de conhecer a obra antes da data de lançamento da canção nas rádios. Fã apressadinho que sou, também corri atrás e acessei (várias vezes) os links.
Ontem, dia 7, a música chegou às rádios. Ouvi algumas vezes e gostei bastante! Mas constatei, agorinha, que o departamento de marketing da gravadora de Maria Rita, realmente, não parece jogar a favor da estrela que tem em mãos - ou, para ser mais exato, em seu cast. Navegando no Orkut, numa comunidade de fãs da moça, descubro um scrap supostamente enviado pela tal gravadora anunciando o horário de execução da música numa determinada rádio carioca. Peraí! Precisa disso? Os ouvintes não deveriam pedir pra rádio tocar a música? A gravadora precisa avisar a todos quando a canção nova vai ser executada? Que pressa é essa? Pra que tanta correria pra construir um sucesso? E se não for a gravadora, quem mais saberia do horário de execução da faixa? Maria Rita não precisa disso! Não mesmo! Atitudes, ou, pra usar o jargão, estratégias desse tipo só servem para dar mais argumentos aos que creditam o sucesso da cantora ao trabalho desse departamento de marketing...
Enfim, torço por Maria Rita. Estou louco pra ouvir o Cd inteiro e conferir o novo show. Porque sei que, no palco, cantando, não há marketing que possa atrapalhar o brilho e o talento dessa grande cantora!
5 comentários:
eh, tem razâo... essas estratégias estão muito infelizes. Ainda bem que ela não precisa disso, porque se dependesse do depto de marketing, ela afundava.. rs
Eu fui uma das pessoas que ouviram o primeiro minuto de 'Tá perdoado' e depois a música inteira. Eu adoro a voz e a interpretação de Maria Rita. E confesso que fiquei muito animada para o próximo CD por se tratar de samba. Nem acho nada demais em a gravadora ter "pressa" para divulgar e transformar a música em sucesso de público e vendagem (porque Maria Rita é um pouco isso. Vende bem, além de ter o aval dos críticos. Diferentemente de Caetano Veloso - que só vendeu pacas com o sofrível 'Sozinho', do Peninha). Mas a prática só ressalta uma coisa muito cruel com os artistas: só ganha divulgação (leia-se, toca) quem tem dinheiro para comprar os espaços. Uma pena!!!
...qual o problema? avisar o horário é ótimo, não precisamos ficar ouvindo uma programação chata esperando a música por horas...e acredito que tenha sido a rádio + a gravadora, responsáveis pela divulgação do horário, e pergunto novamente: qual o problema?. O Brasileiro é engraçado...quando um trabalho é bem divulgado que todo cantor/a gostaria de ter no lançamento de seus cds o povo sai metendo o pau...meu amigo, independente de marketing, já esta provado que só permanece o que é bom, caso de Maria Rita que tenho certeza que vc concorda comigo.
Pois é, Naila! Sacou o clima do post. Lamentável essa "divulgação" porque qualquer rádio faria de tudo pra tocar a música da Maria Rita. Ela é muito talentosa e está acima das "estratégias de marketing".
Gente, como vocês não percebem que a carreira toda dessa cantora é um produto de marketing? Que a única coisa que tem de verdadeiro mesmo nessa história é ela ser filha da Elis Regina? Quem "se descobre" cantora aos 24 anos? Sinto informar vocês, mas a Maria Rita não apita nada, nem é a musa que vocês estão pensando. Ela tem uma banda ótima e seus albuns soam bem porque tem muito dinheiro investido por mentes empreendedoras. Mas falta aquela gana de cantar. Tem muita cantora foda de verdade por aí, com conteúdo de verdade, batalhando de verdade... mas o povo acredita em tudo que mostra nos outdoors, nada como uns milhões de reais investidos em marketing. O trabalho final é bom de escutar, mas é extremamente anti-ético. Já ao vivo é um tanto patético, pela imagem que fazem dela e a presença de palco que ela (não) tem. Imagino o que a própria Elis pensaria disso tudo.
-thais
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