9.9.07

História revisitada...e recontada!

Best-seller e bem humorado, Eduardo Bueno encarna personagens da História do Brasil na nova série do Fantástico. Pelo que se viu na estréia, o quadro é uma ótima pedida para os amantes do tema...

Sempre fui um apaixonado pela História do Brasil. E me lembro de sempre me divertir com a tortuosa trajetória do nosso país. Ria mesmo lendo os livros daquela que era a minha disciplina predileta, imaginando como seriam os devaneios de D. Maria, a Louca; e os desmandos de Carlota Joaquina. Gostava tanto daquele universo que cheguei a prestar vestibular para o curso, antes de entender que a minha praia é mesmo o jornalismo (aliás, uma outra forma de se ajudar a escrever a história). Essa paixão explica o motivo pelo qual fiquei feliz por ver que o 'Fantástico' resolveu investir numa série sobre o tema. Ainda mais juntando a competência do Pedro Bial ao talento (e paixão pela história) do escrito Eduardo Bueno.
Dei uma conferida na estréia de 'É muita história' e já gostei. O tom é bem humorado, como os livros do autor, que servem de base para essa abordagem televisiva dos fatos que fizeram o nosso país. A mistura de ficção e realidade é azeitada e costurada por (importantes) citações bibliográficas que comprovam o(s) novo(s) olhar(es) que Bueno lança sobre o passado da nação brasileira.
Fiquei pensando na diferença que esse tipo de quadro pode fazer na vida da molecada que está estudando história agora. E no trabalho que vai dar para os professores, que precisarão aturar todas as piadinhas dessa turma que, hoje, viu que a independência do país parece ter sido declarada em meio a um tremendo piriri de D. Pedro...

Nenhum comentário: