14.11.07

Por que a TV não consegue lançar cantores de sucesso no Brasil?

Antes de mais nada, adianto: não tenho a resposta...
No post de ontem, coloquei o vídeo de uma apresentação de Céline Dion no Star Academy e, como diriam os autores româticos, depois me pus a pensar...! Esse é um programa francês de muito sucesso! Quando estive em Paris, pude perceber isso in loco. O mote é similar ao do finado Fama, da Globo: aspirantes a cantor, confinados numa casa-academia, têm lições diversas sobre música, postura em palco, interpretação, recebem orientações sobre dicção, fazem atividades físicas e, uma vez por semana, se apresentam no palco; são julgados por professores da academia e o público elimina os concorrentes.
Lá, bomba! Elodie, por exemplo, foi a vencedora no ano em que visitei a terra de Piaf...
Nos EUA, o American Idol já revelou Kelly Clarkson, bastante premiada. Outro sucesso...
Aqui no Brasil, a moda não pega! Fama já foi pro espaço e, depois de algumas edições, não deixou famoso nenhum de seus vencedores. Curiosamente, Roberta Sá (que não ganhou quando participou da atração) é a mais bem sucedida dentre os participantes do show global.
No SBT, Ídolos chegou arrebentando no Ibope. Edição ágil, tiradas engraçadas (e, por vezes, constrangedoras) dos jurados, bons concorrentes e, depois de duas edições, acho pouco provável afirmar que alguém tenha virado "o novo ídolo da música brasileira", como anunciavam as chamadas do programa.
Curiosamente, o programa que mais tem revelado talentos está longe do internacionalmente consagrado formato dos reality-shows. Raul Gil, que está no ar desde o tempo da TV com válvula, recentemente lançou Ricky Vallen e viu seu calouro estourar em vendas e popularidade. E até indicado ao Grammy Latino já foi...
Enfim, é só uma reflexão. Afinal, por que os mais pretensiosos programas que buscam lançar novos talentos da música não conseguem fazer cantores de sucesso?

4 comentários:

Anônimo disse...

Acho que o fato é que talento não se fabrica, como querem nos reality shows, talento nasce dentro do artista. No caso de Ricky vallen, que tem um estilo único, inconfundível, é talento nato, no programa procura´se artistas já prontos, quem vai, para ficar tem que saber, caso contrário, sai. Os outros querem fabricar o que não tem jeito de fabricar, poderia até acontecer de um Ricky Vallen ir ao Fama ou ídolos e ganhar, é certo isso, mas não porque fez aulas de voz e etc, mas porqu já sabia, já tinha talento. Ricky é um artista completo, uma das revelações no mundo da música e tem mais, é preciso ser diferente, só o que é diferente fica e Ricky nunca precisou imitar ninguém, um estilo nunca visto, lindo por sinal, ele arrasta multidões. Tem tudo que um artista, grande artista precisa e tem um ouco mais, segundo FRancis Hime, quando se referiu a Ricky. Ele canta, interpreta, a expresssão facial dele, conforme o que canta é incrível!Dança, tem carisma, técnica, simpatia, humildade e um talento, gente, eu nunca vi igual e já me deparei com várias pessoas que quando veem soltam a a frase: gente? o que é isso? porque o belo rapaz do interior nem parece ser real, desse planeta, de tão perfeito e encantador que é!
Luciana - Salvador - Bahia

Anônimo disse...

Ricky Vallen não precisa aprender nada em Realyty shows. O cara já nasceu sabendo tudo de música! Ele é o máximo!
Jorge - Minas Gerais

Anônimo disse...

Sabe aquele artista que faz mudar o sentido da sua vida, colocar alegria e algo mais que estava faltando, pois é: É Ricky Vallen! Ele tem um algo a mais que não nos deixa piscar quando aparece na telinha. A diferença é esta, não lembro-me, em 42 anos de vida de um artista sequer, que consegue fazer o que Ricky faz, da forma que ele faz, ele prende as pessoas, ele veio em Petrópolis e incrível, ele consegue ser mais perfeito e encantador ao vivo, coisa que eu achava ser impossível, pois pensava ser impossível ser melhor do que aparecia na televisão. Fiquei em órbita o tempo todo, e hoje o vejo na tv, parece que não vi, que foi sonho! Não sei o que esse lindo rapaz faz e tem que faz isso com a gente! O programa da Band acabou, ele indo para a Globo, não assisto mais, não tem graça, agora me digam, tem como fabricar um Ricky Vallen? impossível! não tem como fabricar o que vem da alma, eé esta a diferença, não basta cantar, é preciso ter o que Ricky tem: A vida poderia ser o que Ricky Vallen transmite ao cantar, a dor vai embora, tudo de ruim se vai, ficando só a sensação de paz e prazer! Ele só pode ser iluminado, não tem como!
Carol - Petrópolis

Anônimo disse...

Vi alguns vídeos do cantor Ricky Vallen, porque estão falando tanto dele, que resolvi aprofundar-me mais. já havia ouvido falar muito bem dele, mas como não assisto Band, não me interessei. Estou realmente impressionada, trabalho com música e para um homem que nunca estudou música, ele canta e supera até quem já estudou tudo sobre música. É impossível fabricar um artista de tal porte! aquilo alí é nato, ele um estilo diferente, coisa que nunca imaginamos ver. ele é muito bom, mas bom demais mesmo, posso até dizer que é perfeito na arte de cantar, é afinadíssimo, a voz é belíssima. Ele canta com o olhar, com a boca, com as mãos, com o corpo, com a alma, não tenho conseguido mais parar de vê-lo cantar no youtube, e não enjooa, vc vê e quer ver mais, ele vicia, isso sim, e mais, já comprei o cd dele, não tenho coragem de comprar pirata, ele merece, é uma simpatia para completar e que gato! que sorriso. Reparem nele cantando "te amo" e se "Deus me ouvisse", ele parece mais uma orquestra, acho que só a voz dele é show, sou a mais nova fã.Parabéns para Ricky, ele é demais mesmo!
ANINHA - RGS