Acabo de voltar da famosa lanchonete que frequento todas as tardes - aquela mesmo, cujas comandas estamparam vários posts da série Os garçãos du mel Brazil. Hoje não teve comanda. Teve, sim, um desabafo do nosso herói...
Tudo começou quando eu pedi o achocolatado de sempre, gelado - como sempre! O que veio parecia uma mistura de água suja com detergente e uma pitadinha de ajinomoto. Provei e - óbvio - não gostei. Chamei o garção e fiz a reclamação - com toda a educação que me é peculiar. Ele, com todo o mau humor que lhe é de costume, devolveu:
- Então você vá lá no balcão reclamar com quem fez!
Meu amigo Sérgio diz que sou um santo. Fiz jus à fama: calmamente, lá fui eu até o balcão pedir que outra bebida fosse preparada pra mim. Meu amigo, Gustavo, fiel companheiro nos lanches vespertinos, fez o mesmo.
Voltamos para nossa mesa e, quando a nova versão da bebida ficou pronta, o garção veio servir. Dessa vez batida no liquidificador, a gororoba líquida estava um pouco mais cremosidade. E essa era a única diferença da estranha mistura que nos foi trazida pela primeira vez. Contrariados, mas certos de que as coisas não iriam avançar muito mais que aquilo, engolimos o sapo. E o chocolate (?!?!) gelado.
Foi quando o garção voltou à nossa mesa...
- Quando for assim, vocês têm que reclamar lá! Não é o caso de vocês dois, mas esse pessoal da TV estressa qualquer um! Eu tenho 25 anos de profissão! Já passei pelas melhores casas do Rio de Janeiro! Aí vem essa gente da televisão, estressada, sentam um sete, oito numa mesa e, imaginem só: cada um faz um pedido diferente! Um quer um queijo-quente, outro quer um pão com ovo, outro quer vitamina, outro, um pedaço de bolo...! E eu tenho que gravar tudo! Ora, francamente!!!
É claro que devem ser muitos os malas que vão até a lanchonete para encher o saco do nosso herói de preto&branco. E acho isso lamentável...
Depois do desabafo, eu e meu amigo rimos. E o garção tratou de reforçar sua simpatia por nós dois - fiéis frequentadores da lanchonete. Mas a história - absurda - revela um grande despreparo para lidar com o público. E esse é um dos problemas que os turistas apontam quando voltam aos seus países de origem depois de férias em terras brasileiras. Nossa mão-de-obra, apesar de todos os esforços que têm sido feitos - ainda está longe de atingir níveis aceitáveis de qualificação, especialmente no setor de serviços.
É claro que há exceções; bons profissionais prestando bons serviços. Mas, honestamente, gostaria muito que esse caso, protagonizado pelo nosso famoso garção, fizesse parte do rol das exceções...
Infelizmente, a realidade não é assim...
9 comentários:
É verdade, Murilo. A maior parte dos prestadores de serviço estão muito mal preparados por aqui. Mais ou menos o que encontrei na China, com a diferença de não falar o idioma! Mas, pelo menos, na China, eles sorriem o tempo todo!! Beijos.
Nossa Murilo!
Que historia lamentavel! e eu sou triste tb pq esse homem foi quase um super-heroi aqui no seu Blog! (ou pode ser ele só tinha um dia ruim?! rsrs)
Eu concordo com vc sobre algumas pessoas no setor-publica quem tratar pessoas com só 50% de qualidade e respeito e acabar dando um nome realmente pessimo para Brasil... mas isso e só algumas claro.
Nosso heroi, esse garçom quem tem 25 anos de serviço deveria tem um pouco mais paciencia ne?! e tb preciso sabe como ser muito profesional com essa 25 anos do trabalho dele... mas alguma coisa estar falando pra mim o que esse garçom e um apresentador do televisão frustrado quem já perdiu o chance dele muitos anos atras... será?!
Pode ser ele assistiu vc no televisão hoje, ficei com esse inveja e pensou "Hoje ele vai beber um Toldy, Toldinhu, Fordinho muito bom!"
Abração amigo! - Vc vai voltar pra la?
Bella, é verdade, os chinesinhos são mais sorridentes! Tenho ampla experiência com eles nas lojinhas do Saara e em Sampa! Sorridentes e sempre às voltas com o tloco em leais...rs!
Bjão!
Brit, você é uma figuraça! Mas vou voltar lá sim...do contrário, o blog vai perder um de seus personagens mais emblemáticos, né?
Abs!
Quero aqui começar uma campanha a favor do moço tão educado....QUANDO FOREM AO RESTAURANTE OU QUALQUER COISA PARECIDA FAÇAM SEMPRE O MESMO PEDIDO!!!GOSTANDO OU NÃO DO PEDIDO DO COLEGA!!!RS....pq hj descobri q a culpa do estresse dos garçons são os pedidos variados, assim não pode, assim não dá!!!rs
Prima, já tô dentro da sua campanha! Afinal, eu quero ver um garção feliz!!!rs...
Bj!
Realmente, tu és um SANTO! rs
E mais nada a declarar por hoje! rs
Abs.
Concordo com a Érica. Estabeleça o dia do “garçãos du mel Brazil”, leve uma galera para a lanchonete e combine com todos para pedirem a mesma coisa.
Um Abraço a Todos!
Carlos Henrique...essa sua idéia está me lembrando aquele tradicional "dia do pendura", dos estudantes de Direito. És advogado?rs...
Abs!
O "garção" em questão deve ser refugiado do Bar Lagoa, famoso pelo mau humor dos que atendem lá.
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