10.9.09

Globo regula twitters, blogs e afins de seus contratados...

Fiquei sabendo da tal normatização do uso das mídias sociais por artistas e demais contratados globais via Twitter. A notícia é verídica! E achei essa história bem polêmica! Principalmente porque a emissora foi bem clara: não quer que seus contratados falem de sua programação e, claro, nem da concorrência, ficando proibidas "a divulgação ou comentários sobre temas direta ou indiretamente relacionados às atividades ligadas à Globo; ao mercado de mídia ou qualquer outra informação e conteúdo obtidos em razão do relacionamento com a Globo”.
Ou seja: um ator contratado pela Globo não vai mais poder falar de seu próprio trabalho em um blog, por exemplo. No Twitter, nada de comentar a programação da concorrência. O que significa que essas regras praticamente inviabilizam a presença desses artistas nas tais mídias sociais.
Fico pensando o que seria do B@belturbo se eu não pudesse falar de televisão e do que faço na TV. E não é difícil concluir que boa parte dos posts - que são mais de 2.200 - jamais teria existido...
Bem polêmico, hein? Ainda mais porque a tal normatização não faz parte dos contratos dos globais. Mas será que alguém vai se atrever a brigar pela "liberdade de expressão"?

Nenhum comentário: