27.9.09

O doce mais doce que há...

Dia de Cosme & Damião, pra mim, tem gostinho de doce. Daquele doce de amendoim açucarado, dos pirulitos vagabundos e do saco de jujubas coloridas que sempre vinham dentro dos saquinhos de guloseimas ofertados pelos devotos dos santos...
Mas isso era no tempo em que eu era moleque. Hoje é raro ver alguém "dando doces" por aí. Uns 20 anos atrás, era raro ver uma casa que não distribuía os tais saquinhos. E a molecada toda disputava pra ver quem conseguia apanhar mais sacos repletos de doces. E quando o saquinho tinha um mísero bombom, era a glória!!!
Todas essas minhas memórias estão associadas à minha vó. Era pra casa dela que eu e meus primos costumávamos ir em dias como hoje. Era lá que enchíamos a geladeira, cada um com um pote próprio, abarrotado com o fruto da correria do dia.
Era lá que ser criança era tão gostoso como o mais gostoso dos doces de Cosme & Damião...
Agorinha, limpando meus arquivos de um pc que pretendo doar, achei o arquivo do documentário que fiz quando minha vó fez 80 anos. Revi um bocado, até que o nó na garganta quase encheu meu domingo com o gosto amargo dessa saudade que não passa nunca. Mas vi, ali, bonitinha como nunca, minha vó contando histórias, sorrindo e falando de seu amor por todos nós. E pensei que vê-la ali, como se falando comigo, foi o doce que Cosme & Damião reservaram pra mim no dia de hoje...

E viva os santos gêmeos!

5 comentários:

Lu Ribeiro disse...

lindo texto, Colega, tem lá no Ponto um post sobre esse trabalho incessante de Hades q só nos causa tristeza...

qt aos doces, essa magrela tinha um talento incrível pra furar fila...rs... o q rendia bastante num dia cm hoje, mas o melhor dáquela época era q duas ruas depois da minha tinha um devoto dos santos q trabalhava na Kibon... era o momento mais esperado, geralmente, fim de tarde, depois de um dia exaustivo de caçada ao doces a molequada era recompensada com o melhor picolé... e num tinha miséria, bastava esticar a mão, quantas vezes quisesse, q o replay era liberado...fiquei c sds! bjão

Sandra disse...

Tenho boas lembranças desse dia tb! Um dia fui a praia da Urca com a minha mãe e o saquinho tinha um monte de chocalate e mentex! Nunca vou esquecer desse saquinho! Hoje a Joana ganhou um saquinho de Cosme e Damião e ADOROU! Almoçou e jantou doces! E agora lendo o seu txt tb lembrei do tempo que corria atrás de saquinhos de Cosme e Damião. E a minha mãe sempre dizia, que dia de Cosme e Damião era um péssimo dia para fazer compras!

Amanda Hora disse...

Mas onde eu moro ainda tem muito disso, crianças esperando nas esquinas por carros que param dando doces! Esse ano até distribuir uns saquinhos! Foi uma boa pra esquecer um pouco a tristeza de ter perdido meu poodle na sexta...
Saudade de quando ganhava doces tbm... rs

Amanda Hora disse...

ops... *distribui

Raquel Med Andrade disse...

Ai, Mumu, que emoção!!!Como você, também vivi esses dias, ano a ano, muito intensamente!Sobretudo, porque somado à própria data, a cada dia 27 de setembro, comemoro o aniver sário da minha mãe.
Enfim, um dia amocionante demais - pelo aniversário dela, pelas lembranças açucaradas da infância, e pelo peso da lembrança da minha avó materna que, como a sua, também é uma espécie de entidade. Alguém que mesmo despois da morte, continua vivíssima em tudo...
BEIJOS E OBRIGADA POR ESSE PRESENTE!