10.4.10

Sobre a tragédia no Morro do Bumba...

Jorge Roberto da Silveira: incredulidade
na própria negligência?
A expressão do prefeito de Niterói nas entrevistas concedidas depois do desastre no Morro do Bumba é a mais perfeita tradução da incredulidade. Jorge Roberto da Silveira parece não crer na dimensão do próprio erro. Parece não crer que sua omissão pode ter ocasionado a morte de centenas de pessoas. Parece não crer que teve todas as condições para dar dignidade àquelas tantas pessoas e, mesmo assim, não o fez.
Agora, apático, não tem respostas a dar. E, ainda que as tivesse, não faria diferença. Ainda mais depois de assumir ter feitos "melhorias" no Morro do Bumba. Ainda mais depois que uma moradora afirmou à imprensa que os moradores da comunidade pagavam IPTU à administração municipal. Pagavam para morar sobre uma montanha de lixo. Pagavam para o prefeito não dar assistência à comunidade.
Pagaram com a própria vida por uma série de equívocos típicos de quem só se interessa em pisar o chão de comunidades como aquela quando o objetivo é caçar votos.
Fiquei muito triste com tudo o que vi sobre essa tragédia. E hoje, em particular, fiquei muito tocado ao saber que o amigo de uma amiga teve a casa destruída no desmoronamento do Morro do Bumba. A casa não ficava na comunidade, mas foi atingida pela avalanche de terra, lixo e pedra, que arrasou tudo o que encontrou pela frente. Uma tia dele está entre as desaparecidas.
O pingo de esperança veio à tarde: o cachorro de estimação da família foi resgatado, vivo, dos escombros. Torço muito para que essa seja apenas a primeira boa notícia...

3 comentários:

Sandra Maciel disse...

O mais incrível é que a gente não sabe de nada, e as coisas vão surgindo logo após as trajédias: a gente têm ouvido nos últimos anos da eficiência da reurbanização das favelas, mas agora os urbanistas dizem que a estrutura dos morros do RJ no suporta moradias, porque são rochosas. Os radares do país que podiam informar os meteorologistas sobre as trajédias não estão interligados e o satélite que informa as condições meteorológicas do Brasil é americano, só informa ao nosso país nos intervalos do serviço que presta aos EUA... É tudo muito mais complexo do que a gente pensa, ultrapassa a nossa imaginação. Eu estou muito indignada e com muita raiva. Esses políticos olham para nós como se fossemos títulos de eleitor e não seres humanos.
Desejo o melhor para o seu amigo e fico pensando, o que nós podemos fazer diante dessa trajédia?

Gustavo disse...

As caras que o prefeito JRS indicam que que ele vai sair da entrevista e se trancar na primeira sala que achar e dar um tiro no ouvido.

Agora, acho que a imprensa tá fazendo um papel preguiçoso nessa história. Concentra toda a artilharia no Morro do Bumba, extraindo notícia até verter lágrima do público, remexendo o lixão de desgraças. Enquanto isso, muitas outras comunidades estão penando com as chuvas e nem uma camerazinha lá. Exemplo disso é uma comunidade inteira que vive num prédio abandonado ao lado do Instituto Félix Pacheco, na Frei Caneca, há metros do Jornal O Dia. Você foi lá?? Nem eles...

Gustavo disse...

DEIXA EU REFAZER ESSA FRASE:

As caras que o prefeito JRS faz indicam que que ele vai sair da entrevista e se trancar na primeira sala e dar um tiro no ouvido.