28.3.13

E Xuxa fez 50 anos...

Blogueiro revê apresentação da loira e viaja no tempo


Xuxa fez 50 anos ontem. Muitos sites falando do assunto, muita gente comentando no Twitter e, por conta disso, acabo de ver um vídeo de uma chegada de Papai Noel, realizada no Maracanã, no fim dos anos 80. Caramba, eu tava lá!!!
Não entrei na nave da loira mas viajei no tempo! Lembrei do Maracanã lotado, balançando, da criançada louca com Xuxa, então, no auge do sucesso. Um perrengue inesquecível. E delicioso!
Xuxa nunca foi um ídolo pra mim. Via seus programas, gostava dos desenhos e das brincadeiras. De certa forma, fui um "baixinho". Até crescer e enxergar tudo aquilo com o olhar crítico que o tempo, a distância e, mais tarde, a profissão exigiram. Mas há pouco, vendo o vídeo e revivendo aquele momento, lembrei que a bunda de fora da loira nem parecia algo erótico. Xuxa era bobona, como uma prima maluca e mais velha que todo mundo tem. Lembrei que ela foi a primeira a falar - e mostrar - crianças com síndrome de Down na TV. Também foi ela a primeira a falar em LIBRAS e a bater na tecla de que era bacana cuidar dos bichos e respeitar a natureza.
Vendeu muito disco e boneca? Vendeu, claro! Mas também aproveitou todas as chances de deixar gravada uma mensagem bacana pros seus fãs pequenos. No fim do vídeo, por exemplo, deseja que todos tenham "fé e esperança em dias melhores". Pediu que todos tivessem "respeito"...
Depois, ficou cult tacar pedra na Xuxa. Também taquei as minhas. Mas, revendo o vídeo, lembrei que aquela moça loira tem seu valor na história da televisão. Achei bonito. E até lamentei por ver que, por exemplo, hoje em dia, em tempos de tanta intolerância, nossas crianças não têm alguém pregando o respeito na televisão todas as manhãs.
Eu tive.
Parabéns, Xuxa! 

2 comentários:

Anônimo disse...

Homenagem acertadíssima amigo!

Unknown disse...

:-)