30.10.11

Sobre o câncer de Lula e as redes sociais...

Ex-presidente descobre câncer na laringe e notícia mobiliza internautas de todo o Brasil...
A notícia da doença do ex-presidente pegou todos de surpresa no início da tarde desse sábado. Dias antes, um falante e sorridente Lula havia comemorado o aniversário, divulgado mensagem de agradecimento aos tuiteiros; sem que a tal rouquidão se fizesse destacar tanto. Convenhamos: Lula é rouco desde que o mundo é mundo...
Mas havia algo errado e os exames comprovaram a existência de um tumor de cerca de três centímetros de diâmetro na laringe do líder do PT. E como tudo o que acontece hoje em dia repercute numa velocidade impressionante, não tardou para que o fato ganhasse as redes sociais.
Navegando pelo twitter e pelo facebook, percebi que os usuários dessas redes olharam para a notícia de ângulos bem distintos. Enquanto muitos tuiteiros usaram a hastag de apoio #forçalula - alçada a um dos trending topics no Brasil - no facebook ganhava vulto uma campanha pedindo que o ex-presidente fizesse seu tratamento num dos hospitais ligados ao SUS - o Sistema Único de Saúde. Seria uma forma de "lembrar" ao ex-mandatário do estado em que se encontram os serviços públicos de saúde no Brasil.
A internet é livre, as pessoas são livres e, felizmente, vivemos numa democracia. Mas não posso deixar de dizer aqui que fiquei espantado ao notar que - ao menos entre as pessoas que aderiram à campanha e estão em meu facebook - dificilmente alguém optaria por se tratar no SUS em circunstância semelhante. Mas ele é um ex-presidente, deve dar o exemplo - podem dizer alguns. Aos que respondo que não é com campanhas demagógicas e vazias que se poderá mudar a realidade de um país tão complexo quanto o Brasil. E, mais ainda: que não é citando o caos no SUS numa ocasião como essa que faremos as coisas melhores. Quantos dos que aderiram à tal campanha se lembram das propostas de seus candidatos nas últimas eleições para a área da saúde? 
Além do mais, honestamente, acho desumano usar um fato pessoal e tão delicado para agir politicamente. Pega mal. É feio. Tanto que até mesmo adversários históricos de Lula se apressaram em soltar notas de apoio ao ex-presidente. 
Talvez eles saibam que política não se faz com o fígado. E nem com a exploração da doença alheia...

4 comentários:

Lu Ribeiro disse...

tb fiquei horrorizada com isso! São, provavelmente, as mesmas pessoas que andaram postando que deixariam suas profissões pq presidiários tem um auxílio de 800 reais por mês e isso, mais o bolsa família é mais do que o salário de um professor e blá, blá, blá... Estranhamente, nenhuma dessas pessoas até o momento oficializou o matrimônio com um preso e teve os 5 filhos que prometeu pra 'engordar' a renda. Como se 50 reais por cabeça mais um marido na cadeia fosse sinônimo de uma vida feliz. Qd tenho algum tipo de consideração pela pessoa respondo na lata, as vezes dou unfollow, mas, ultimamente, tenho visto tantas coisas tenebrosas na timeline dos meus 'amigos' que fico com medo de ser farinha desse mesmo saco... Ainda bem q por enquanto me resta vc...rs... Quanto ao auxílio dos presidiários, tive q pesquisar pra responder: o valor é calculado de acordo com os últimos anos de contribuição ao INSS, portanto, corri pra avisar as 'amigas' que não se esquecessem de verificar se o digníssimo-futuro-marido-presidiário estava com a Guia da Previdência Social em dia...bj

Unknown disse...

Em poucas palavras: eu não tenho paciência e nem estômago pros indignados de perfumaria.

Junior disse...

Porque será que todo jornalista se acha o dono da verdade? voce se diz indignado com a opinião das pessoas porque elas querem que o Lula se trate no SUS? Talvez porque voce deva ter um ótimo plano de saúde(pode pagar não é mesmo?)o povo, o povo que se dane, que pague um plano de saúde como faz voce!!!
(desculpe, nada pessoal)

Unknown disse...

Não é isso, Miguel. Não sou dono da verdade. E nem conheço nenhum dono de verdade. Até porque o próprio conceito de verdade pode - e deve - ser relativizado. Só acho que as críticas vazias devem servir de alerta pra que a gente pense e repe...nse as opiniões que sai reproduzindo por aí. Dizer que Lula deve se tratar no SUS não faz de ninguém um ser politizado. Não passa de demagogia. E, ao contrário do que você sugere em seu comentário, tenho familiares que dependem do SUS. Minha vó morreu num hospital público. Conheço bem do que falo, rapaz. Também quero hospitais melhores. Mas acho que isso nada tem a ver com a doença do ex-presidente.