30.9.09

Vale-tudo. Mesmo???!!!

O que dizer desta notícia, publicada no R7, sobre o lutador que bebe urina em seus treinamentos para lutar?
Acho que resta apenas deduzir que, se der m3rd4 na luta, a escatologia estará completa...

Na TV, toda a diplomacia de um roedor...

Em seu programa de ontem, no SBT, Ratinho comentou a crise vivida em Honduras. E saiu-se com a seguinte pérola:

Bonito isso?

29.9.09

Va-va-mos ma-ma-ma-lhar?

Na volta à academia, fui avaliado por um professor hoje. Nada fora do padrão: aquela coisa de verificar pressão, tirar medidas, peso e por aí vai. Mas um detalhe quase fez minha avaliação virar um pastelão: o professor era completamente gago!
Sério, turma! Foi algo no melhor estilo:
- D-d-d-de fre-fre-frente pro-pro-pro espeeeeeee-pe-pelho-lho...
Mas resisti: segurei o riso na unha e fiz cara de pessoa séria e decente. Ou seja: ou eu sei mentir muuuuuito bem ou hoje, de fato, me tornei uma pessoa melhor.
Ou mais falsa...vá saber!
PS.: Ao pessoal que torceu pra tudo dar certo na volta à malhação, obrigado! Depois de um ano tendo como esporte o cultivo de fartas áreas de adiposidade, encarei a esteira e mandei ver em 30 minutos de corrida. Terminei com a língua raspando o tornozelo, mas faz parte do processo! E vamo que vamo!!!

Volta ao começo...

Depois de longo e tenebroso inverno, volto hoje a praticar uma atividade física regularmente. E sempre que preciso recomeçar, fico me lamentando pelo fato de ter interrompido os treinos. Mas se é verdade que a vida é um eterno recomeçar, lá vou eu, mais uma vez, viver...
Alguém se anima?

Sua ligação é (mesmo?) muito importante pra nós?

Liguei para o meu banco ontem pela manhã. Uma gravação informava:
"Por motivo de força maior, nosso serviço de atendimento telefônico registra, no momento, uma espera acima do normal. Informamos que o atendimento eltrônico opera normalmente. Agradecemos pela compreensão.".
Esperei um bocado e...nada! Desisti!
No fim da noite, voltei a ligar. E ouvi E X A T A M E N T E a M E S M A gravação informando sobre a demora até o momento em que, enfim, eu seria atendido.
Moral da história: meu banco precisa, urgentemente, de alguém que explique o significado da expressão "no momento". Ou que a substitua, na tal gravação, por hoje, essa semana, esse mês, esse ano...ou algo do gênero. Do contrário, pode chegar o momento em que meu saco encha de vez e eu vire, no momento, cliente da concorrência. Só momentaneamente, claro...

28.9.09

Resposta para uma pergunta que não quer calar...

O que a Gilette e o Omo têm em comum?
R.: A indiscutível capacidade de lançar novas versões de produtos que, a rigor, não mudam nada. E, ainda assim, fazer ordas e mais ordas de consumidores gastarem seus míseros tostões na compra de produtos que não oferecem nada de novo...
Como diria o Sinhôzinho Malta, "tô certo ou tô errado?"

Twitter x blogs...

Quando soube do Twitter, fiquei me perguntando pra quê entrar em outra rede social. Já tinha o orkut e já tinha o B@belturbo. Juntos, os dois já me consumiam bastante tempo online. Mas, por via das dúvidas, entrei na onda. E me apaixonei perdidamente pela ideia das mensagens em 140 caracteres...
Foi aí que comecei a perceber que outros blogueiros passaram a migrar para o Twitter, deixando de atualizar seus blogs com a mesma frequência de antes. E é fácil entender o motivo: Twitter e blog são, para os blogueiros, tão diferentes quanto o teatro e a TV para os atores. No Twitter, como no teatro, a reação é imediata, forte e calorosa. No blog, as reações chegam mais lentas e o comportamento da audiência sempre acaba parecendo imprevisível, como na TV.
Pra mim, as duas coisas dialogam naturalmente. Falo - e muito - do blog no Twitter. E, muitas vezes, escrevo aqui no B@belturbo sobre assuntos dos quais tive conhecimento lá no Twitter. Foi assim, por exemplo, no último dia 25 de junho, quando soube da morte de Michael Jackson muito antes da divulgação do fato pelas principais emissoras de televisão. Do mundo!
Aí você deve estar se perguntando: "por que diabos ele está escrevendo sobre esse assunto?". E eu respondo: ando cada vez mais interessado nesses dois veículos, em suas especificidades e potencialidades. Sem contar que, desde que o casamento entre o B@belturbo e o meu Twitter foi celebrado, o blog cresceu bastante...
Ou seja: essas novas mídias são mesmo um fenômeno que precisa ser estudado. E tô pensando seriamente no assunto.
Por ora, obrigado a vocês que me seguem aqui e no Twitter. É um prazer ter gente tão bacana por perto sempre...

27.9.09

Olhe bem, preste atenção...

Apesar do título, esse post não tem nada a ver com a música-tema do Fantástico. Mas não posso deixar de dizer que é fantástica a coincidência de layouts que impera na internet brasileira. E que ganhou mais um elemento na noite de hoje, quando a Record lançou o R7, portal que pretende se tornar o líder em conteúdo na língua portuguesa.
Não vou nem falar mais nada, as imagens dizem tudo:

Da esquerda pra direita: IG, Globo.com e R7.

Portanto, cara internauta: olhe bem, preste atenção! Do contrário, você pode acabar navegando no portal errado...

O doce mais doce que há...

Dia de Cosme & Damião, pra mim, tem gostinho de doce. Daquele doce de amendoim açucarado, dos pirulitos vagabundos e do saco de jujubas coloridas que sempre vinham dentro dos saquinhos de guloseimas ofertados pelos devotos dos santos...
Mas isso era no tempo em que eu era moleque. Hoje é raro ver alguém "dando doces" por aí. Uns 20 anos atrás, era raro ver uma casa que não distribuía os tais saquinhos. E a molecada toda disputava pra ver quem conseguia apanhar mais sacos repletos de doces. E quando o saquinho tinha um mísero bombom, era a glória!!!
Todas essas minhas memórias estão associadas à minha vó. Era pra casa dela que eu e meus primos costumávamos ir em dias como hoje. Era lá que enchíamos a geladeira, cada um com um pote próprio, abarrotado com o fruto da correria do dia.
Era lá que ser criança era tão gostoso como o mais gostoso dos doces de Cosme & Damião...
Agorinha, limpando meus arquivos de um pc que pretendo doar, achei o arquivo do documentário que fiz quando minha vó fez 80 anos. Revi um bocado, até que o nó na garganta quase encheu meu domingo com o gosto amargo dessa saudade que não passa nunca. Mas vi, ali, bonitinha como nunca, minha vó contando histórias, sorrindo e falando de seu amor por todos nós. E pensei que vê-la ali, como se falando comigo, foi o doce que Cosme & Damião reservaram pra mim no dia de hoje...

E viva os santos gêmeos!

26.9.09

Sobre o sequestro na Tijuca...

O Rio tem trauma de ações criminosas envolvendo reféns. Um trauma gerado por toda a tensão e pela série de equívocos experimentados na ocasião em que o ôninus da linha 174 foi sequestrado por um jovem fora de si, armado, que fez reféns e ameaçou impor uma tragédia a todo o país que acompanhava aquela loucura, ao vivo, pela TV. Acabou morto pelos policiais que, numa ação atabalhoada, acabaram por matar uma das reféns mantidas pelo criminoso.
Uma tragédia que muitos gostariam de esquecer, mas que serviu de lição para a polícia carioca...
Ontem, quando um ladrão assaltou uma farmácia e fez uma refém, todos os olhos se voltaram para a Tijuca, bairro da Zona Norte do Rio. O homem, fora de si, ostentava uma granada e ameaçava explodí-la caso não tivesse suas exigências atendidas. Chegou a retirar o pino do artefato, expondo ao risco de morte várias pessoas que estavam nas proximidades. Mas, ao retirar o pino da granada, deu mostras, também, de que estava disposto a arriscar a própria vida. Ou seja: sua loucura não conhecia limites.
A refém passou mal. Precisava vomitar. E num dos momentos em que ela se abaixou, um atirador de elite disparou um tiro certeiro, na cabeça do bandido, e pôs fim à agonia da refém, dos policiais e de todos os que acompanharam a história ao vivo, na rua - e que chegaram a aplaudir a ação policial.
Eu vi as imagens no RJTV, na edição do horário do almoço. E fiquei impressionado com o acerto da operação. A polícia precisava agir, naquela circunstância, para evitar que algo de pior pudesse acontecer caso o bandido, de fato, explodisse a granada. O que eu não vi - e só vi mais tarde, pela internet - foi a cena do tiro na cabeça do assaltante. A cena, asséptica, sem sangue esguichando de lugar algum, também foi exibida no mesmo telejornal, no mesmo horário. A única pista da bala entrando na cabeça do bandido é o voo desnorteado do boné que ele usava e sua queda.
Não discordo de nenhum milímetro da ação policial. Mas discordo veementemente da exibição dessa cena na TV. É violenta, forte, desnecessária. E choca ainda mais uma população que, cotidianamente, acaba se deparando com alguma forma de violência brutal.
Uma pena que quando a polícia acerte, a mídia erre de um jeito tão feio...
E você? O que pensa dessa história?
Comentaê!!!

A grande final da promoção!!!

Duas Lucianas disputam o exemplar de "Humor Vermelho". Luciana Chagas e Luciana Ribeiro enviaram as melhores frases para explicar o sumiço dos quatro legendários nomes da MPB. A votação segue até o fim da noite do próximo dia 04 de outubro. O resultado será imediatamente divulgado e a felizarda receberá o livro rapidinho - se a tal greve dos correios deixar, claro!
Portanto, meninas, divulguem a enquete que vai definir o rumo da promoção. Leva a melhor quem tiver mais votos, ok?
Bjs e boa sorte pras duas!

25.9.09

Da série: "a luz no fim do túnel é um trem vindo pra cá..." 35

Bruno Astuto avisa, via Twitter, que Hannah Montana fará shows no Brasil em 2010.
Só isso. A notícia se resume a uma frase. Mas, convenhamos, já é ruim o bastante mesmo assim, né?

Censuraram a vovó!!!


A resistência de parte do público acabou por tirar do ar o comercial de uma marca de sandálias no qual uma simpática vovó falava de sexo com sua neta. Eu acho que a população brasileira tem muito o que amadurecer. Essa resistência, além de revelar um moralismo pra lá de ultrapassado, demonstra que tem muita gente que ainda encara os idosos como incapazes de uma vida produtiva, e ativa - inclusive sexualmente.

Pra mim, uma visão muito atrasada. E pra você?
Comentaê!!!

24.9.09

"Eu fico com a pureza da resposta das crianças..."

Ontem, gravamos o dia todo em mais uma escola de Fortaleza. E gravação em escola sempre deixa a garotada muito eufórica. Todos, geralmente, se mostram fascinados pela magia da televisão e, claro, com a possibilidade de aparecer dentro da tal caixinha de luz. De modo que não é raro que a equipe seja indagada, o tempo todo, sobre a data e o local de exibição da reportagem. Algo muito natural, diga-se de passagem...
Ontem, não foi diferente. Mas o que chamou a atenção foi, em vez da pergunta, a ingenuidade do comentário feito por um dos pequenos. Ele se aproximou de um dos integrantes da equipe e fez o habitual questionamento:
- Vai passar em qual canal?
- Acho que aqui em Fortaleza é canal 5, TV Educativa...
Ao que prontamente, ele respondeu de um jeitinho desapontado:
- Ih, então não vou poder ver: minha TV é Panasonic!

Só pra entender 2...

Aeroporto de Fortaleza. Enquanto aguardo o horário do embarque, resolvo fazer um lanche - acho triste e deprimente debelar minha fome com o amendoim da companhia aérea. Resolvo comer um fast-food e escolho um tal megatrio. A atendente, um tanto lânguida, olha nos meus olhos e pergunta:
- Pequeno, médio ou grande?
E eu, sem entender a lógica, devolvo:
- Ué...a proposta do Mega não era ser o maior? Como assim tem um mega pequeno?
Ela sorriu e não me explicou. De modo que a dúvida permanece. Alguém aí pode jogar luz sobre essa questão tão relevante?

Só pra entender...

O que leva alguém com quem você não tem e jamais teve a menor proximidade tentar te adicionar no orkut insistentemente? E apontando os supostos laços que poderiam unir os dois perfis? Algo na linha: "fulano, beltrano e cicrano me conhecem também..."
Meio patético ou eu sou anti-social?

Últimas horas para participar da promoção!

Turma, está chegando ao fim o prazo para participar da promoção "Que lá não chegue, pra cá não volte e no caminho não fique". Vai levar a melhor quem escrever a frase mais engraçada explicando porque Dado Dolabella, Cláudia Leitte, Xuxa e Ana Maria Braga deviam sumir da história da música brasileira e enviar pra HotLine do B@belturbo. O prêmio é um exemplar do "Humor Vermelho", coletânea de humor que, segundo o Faustão, tem um time de "feras"na autoria. E eu tô nele!
O regulamento completo está aqui do lado, no topo do canto direito da tela.
Participe!

Ricky Vallen esteve aqui...

Há alguns meses, fiz um post sobre uma ida a um show de Ricky Vallen. Além de comentar o espetáculo do cantor, fiz algumas referências à carreira dele e ao fato de ter me sentido feliz por ver minha mãe contente - o motivo que me fez ir ao show.
Desde então, esse post tem sido um dos campeões de acessos aqui no B@belturbo. É, sem dúvida, um dos mais comentados nesses 4 anos de blog. E, três dias atrás, o próprio Ricky Vallen comentou o texto. Cheguei a ficar em dúvida sobre a autoria do comentário, mas entrei em contato com a produção do artista e, ontem, recebi um e-mail muito simpático, confirmando que o cantor esteve aqui, gostou e se emocionou com o que leu e, de fato, comentou.
Fiquei feliz não pelo fato de ter um comentário escrito pelo artista. O que me surpreendeu - e agradou - foram a humildade e a maturidade desse cara que, mesmo lendo um texto que está longe de trazer uma lista de elogios, teve a delicadeza de responder, revelando-se emocionado e, ainda por cima, fazendo uma alusão muito carinhosa à minha mãe. Num mundo de egos tão inflados, essa atitude soa mesmo muito bacana...
Portanto, um abraço ao Ricky e a todos os fãs e a todas as fãs desse cara sensível e gente boa! Vocês são todos uma turma do bem. A turma da minha mãe!
E vamo que vamo!

22.9.09

Da série: "a pergunta que não quer calar..."66

Tati Quebra Barraco virou evangélica. Será que ela consegue convencer o pastor e os irmãos de que dako é bão?

Sobre a psicometeorologia cearense...

Nesses quatro dias em Fortaleza, o clima tem se demonstrado muito estável. E parece seguir sempre um mesmo roteiro: o céu amanhece coberto de (muitas) nuvens e, com o passar das horas, o azul mais bonito que há preenche todo o espaço. É o cenário perfeito para o sol brilhar forte durante todo o tempo. Brilhar forte e quente. Muito quente.
Também não são raros os momentos em que, em meio ao calorão, pode-se sentir pingos d'água caindo. Nessas ocasiões não é raro que se levante a possibilidade de uma eventiual chuva. Mas os cearenses sempre - sempre mesmo! - atestam o contrário. Acostumados aos tempos secos, parecem ser os maiores entendedores de chuva do mundo!
Hoje, quando esse roteiro se repetiu, disse o tradicional:
- Ih, acho que vai chover...
Ao que seu Paulo, o motorista da van que nos conduz, respondeu:
- Vai é nada! Hoje não chove é nada!
- Como o senhor pode ter tanta certeza, hein?
E ele se explicou placidamente:
- Porque a chuva, aqui no Ceará, é psicológica: você acha que vai chover, mas chove é nada!
Será que essa o Freud explica? Ou terei que apelar ao Inpe mesmo?

21.9.09

O(s) Mico(s) da Albertoni no Hoje em Dia...

Gente, esse vídeo é a prova mais cabal de que, muitas vezes, a emenda é pior do que o soneto:

Só me cabe dizer uma coisa: eu tenho vergonha alheia, viu?

Aqui se fala...cearês?

Gravação numa escola de Fortaleza. Entro na sala de aula e cumprimento os alunos. Educados, todos respondem animadamente. Em seguida, passo algumas orientações sobre a gravação, o trabalho da equipe, e peço que todos se comportem naturalmente, como se não estivéssemos acompanhando a aula.
Noto que todos prestam atenção a todos os detalhes do que digo, com os olhos vidrados...
Terminada a apresentação, um deles me chama. Eu me aproximo e ele pergunta:
- Vocês são de onde, hein?
- Somos todos do Rio - respondo.
Ele olha pra um lado, faz uma breve pausa e dispara:
- E lá vocês falam italiano, é?
Contive o riso, apesar da inusitada - e inocente - pergunta. Respondi que não, obviamente, que falamos português também. E que, do contrário, ele não me entenderia. O garotinho, então, completou o raciocínio, caprichando no mais cearense dos sotaques:
- Mas vocês falam um pouquinho diferente, né?

Achei muito engraçado. E bonitinho. Acho muito bacana quando as crianças preservam essa inocência. Valorizo cada vez mais isso, sobretudo nesses tempos em que muitos pequenos se comportam como adultos sabichões e parecem ter vergonha de viver essa fase tão especial da vida...

E eu conheci a casa onde nasceu José de Alencar...

Hoje eu vivi uma emoção diferente: conheci a casa onde, há 180 anos, nasceu José de Alencar, um dos mais importantes autores da literatura brasileira. E justifico essa sensação: dos clássicos, esse é um dos meus preferidos. Li O Guarani, Iracema e Senhora, três dos nossos romances mais conhecidos. E, apesar de ter lido tudo isso obrigado, nos tempos de escola, gostei muito. E não posso dizer o mesmo de Machado de Assis, que li nas mesmas circunstâncias e detestei...
Recentemente José de Alencar cedeu seu nome para um bairro aqui de Fortaleza. Um bairro com uma história marcada pela ausência do poder público, pela falta de condições ideais de vida e, sobretudo, por uma população que trata a escola como uma ponte que pode levar a um futuro mais digno. Uma comunidade que lutou para que as obras da escola fossem concluídas e que tem se empenhado em participar das importantes decisões tomadas dentro do ambiente escolar.
Uma história tão bonita quanto a dos romances do patrono. E que me faz crer que, de onde está, enche de orgulho o criador de Iracema...
Essa história toda vai ao ar em novembro, no Salto para o Futuro.

20.9.09

Um orkut para paparazzi?

A novidade chegou até mim pelo amigo Gabriel Reis, o paparazzo mais famoso do país. Gabriel toca o projeto com Roberto Moscatelli, criador de sites e jogos de internet e pc. O Upapz - abreviatura de You Paparazzo (você paparazzo) - segue a mesma linha da rede social mais famosa no Brasil, o orkut. Mas a novidade é a ideia do compartilhamento de fotos...de celebridades! Com o avanço das tecnologias, todos podem se tornar paparazzi e, no Upapz, dividir os flagras com o mundo.
Pra quem se animar, o link está aqui.
Gabriel, boa sorte em mais essa empreitada, camarada!

Sobre as belezas do Ceará. E do povo cearense...


Dois dias inteiros no Ceará e, mesmo em meio a tanto trabalho, já sinto uma saudável desacelerada. Aqui o ritmo é outro e a beleza da natureza e o humor do povo cearense se encarregam de mandar o estresse da vida cotidiana pra bem longe...
Beleza de lugares como as prais de Beberibe, no litoral oeste da capital. Lá é possível passear pelo labirinto de falésias e ver de perto a areia de diferentes tons e cores que os artistas usam pra produzir os desenhos que enchem aquelas tradiconais garrafinhas com imagens típicas da realidade local.
Humor de gente como Cleylson, guia turístico que nos acompanhou durante o passeio pelas falésias. Com ensino médio completo e formado em curso do Sebrae, Cleiylson disse, entre outras pérolas, que os cearenses têm muitos filhos "porque, aqui, as camisinhas são feitas de...renda!".
Por outro lado, esse ritmo no stress também gera situações, digamos, embaraçosas. Pedi para ser acordado cedo, na manhã de ontem e...nada! Hoje, também no hotel, liguei para o room service e pedi meu jantar. A atendente, muito simpática, registrou o pedido e prometeu a entrega em 25 minutos. Uma hora e quinze depois, liguei para entender a razão do atraso. E ela se justificou:
- O senhor não disse o nome do quarto...
- Mas você não me perguntou! Achei que o sistema indicasse de onde eu estava ligando! - argumentei, rindo da situação.
- Diz não senhor... - justificou-se a moça.
Menos de dez minutos depois, o prato veio. Muito quente: foi requentado com requinte!
Mas o que mais tem me cativado é o brilho nos olhos das crianças daqui. Muitas eu conheci na escola em que gravamos ontem. Um, Michael, aproximou-se de mim pra saber "como era voar de avião". Mal sabe que o sono que sinto dentro das aeronaves me impede de dar uma explicação mais detalhada. Loiro e de olhos verdes, o Michael se revelou fã do xará, Jackson. E ficou do meu lado durante boa parte da gravação. Aquele tipo de criança que a gente olha e dá vontade de ter uma igual...
Mas se eu fosse ter um loirinho como Michael, teria que ter outro, moreno, como Jean. Ele tem 12 anos, olhos pretinhos e brilhosos. Não tem muito mais que metro e meio. Nunca repetiu e já está na sétima série. Jean vende cocada na praia para ajudar a família de sete irmãos. Sonha ser jogador de futebol e, ao ouvir meu sotaque carioca, pergunta pra qual time torço. E a gente se descobre arqui-rivais: eu, flamenguista. Ele, vascaíno. Compro e provo a deliciosa cocada e, quando vejo Jean dar as costas e partir, desejo, em silêncio, que Deus guie e proteja os passos daquele garoto tão esperto e educado. E que ele tenha a oportunidade de conhecer pessoas e lugares tão incríveis como eu tenho tido...

Faustão faz "merchan" de "Humor Vermelho"...

Se o livro já estava indo muito bem, agora deve ir melhor ainda. No Domingão de hoje, Fausto Silva indicou o livro, citou alguns autores e disse", bem ao seu estilo, que o time "só tem feras". Vi a cena no meio de um cochilo, aqui no hotel, e acabei deduzindo que estava alucinado.
A surpresa foi, horas depois, ligar pra casa e ouvir de minha mãe que a indicação do apresentador global já tinha gerado várias ligações para minha casa, de amigos e familiares orgulhosos com o sucesso da publicação.
E quer saber? Fiquei também...!

19.9.09

Direto de Fortaleza...

São três da matina* e acabo de chegar à capital cearense. Serão cinco dias gravando por aqui, o que é motivo de muita felicidade. Gosto muito de sair do Rio, conhecer novas realidades e ajudar a contar outras histórias. Sem contar que é muito bacana poder conhecer um pouco mais desse país maravilhoso.
Pra vir, uma operação de guerra: saí do estúdio direto pro aeroporto. No avião, a adrenalina do "ao vivo" foi baixando e dormi tanto que nem desfrutei do banquete que a companhia aérea ofereceu aos passageiros: um pãozinho com qualquer coisa dentro e refrigerante. O sono só não me impediu de dar boas risadas com a atrapalhada comissária de bordo que, embora muito tentasse, não chegou exatamente a traduzir para o inglês as suas orientações.
Enfim, tô por aqui e, via 3G - tô apaixonado pelo meu modem! - vou atualizar sempre que der, ok?
E vamo que vamo!!!

*São três da matina e vou acordar às seis. Definitivamente, não há glamour na televisão, turma!

18.9.09

Dia da Televisão...

Hoje, dia 18 de setembro, é celebrado o Dia da Televisão Brasileira. Dia de lembrar quando, há 59 anos, um grupo de pioneiros se lançou numa aventura dispendiosa, sem garantias de sucesso e, ainda assim, mudou a história da comunicação no Brasil.
Pra mim, como profissional de TV, é um dia de alegria. Alegria por, fazer parte dessa história há 10 anos...
E você? Consegue imaginar como seria a sua vida sem televisão? E qual a maior personalidade da TV brasileira na sua opinião?
Comentaê!!!

A saga de Kiki, uma poodleidinha...

Quem passa sempre aqui pelo B@belturbo deve se lembrar que, quase um mês atrás, a neurótica poodle que criamos aqui em casa sofreu um acidente sério. O resultado foi um deslocamento do fêmur.
Tratada e medicada, a mascotinha ficou de molho por alguns dias. O veterinário fez consultas de revisão e garantiu que o osso estava devidamente (re)posicionado. Mas, para nossa surpresa, quase um mês depois de seu fatídico encontro com a vira-latas Gretchen, Kiki continua mancando.
Eis que nessa semana, Kiki foi para a tosa. E o tosador foi preciso ao diagnosticar o que se passa com a cachorrinha: "ela está mancando porque está traumatizada", garantiu. E indicou até um tratamento: "com natação ela vai ficar boazinha". Minha mãe voltou pra casa sensibilizada com a avaliação do rapaz. E não tardou a me contar a novidade.
E eu?
Não disse nada, certo de que o lapso de raciocínio de minha mãe logo seria reparado - e, de fato, foi. E pensei com os meus botões que, descartada a ridícula hipótese de colocar a cachorrinha na natação, temos duas saídas: deslocar o outro fêmur pra que, sem alternativa, ela coloque o que foi tratado pra funcionar devidamente; ou, quem sabe, contratar um...psicólogo pra uma cachorra maluca e traumatizada.
Se bem que agora me ocorre que o problema talvez seja espiritual. Sim, faz sentido! Talvez um obsessor esteja agindo sobre o espírito fragilizado da pobre - e manca - Kiki. Meu Deus! Talvez seja melhor chamar um pastor...alemão, claro!!!

GPS funciona?

Tô vendo a matéria sobre GPS no Jornal da Globo e estou me divertindo um bocado. Vivi uma aventura com esses fantásticos aparelhinhos, durante recente viagem a Minas Gerais. Eu e meus amigos morremos de rir quando, no meio de uma serra, o aparelho mandava virar à direita. E o que havia por lá era...uma ribanceira daquelas!
Sem contar que, já em Minas, no meio das rodovias estaduais, a setinha amarela que representava o carro em que estávamos entrou em parafuso. Começou a girar em todas as direções, mais perdido que o Rodrigo Santoro em Lost. Resultado: aposentamos a tecnologia e passamos a confiar nas boas e velhas plaquinhas...
Não por acaso, Thiago Lacerda também teve problemas com as maquininhas na tal matéria do Jornal da Globo...
E você? Acredita no poder do GPS?

17.9.09

Apenas refletindo...

Olho nos teus olhos e meus argumentos te irritam. Teu corpo chacoalha, você ajeita incessantamente os teus cabelos, ora colocando-os por trás da orelha, ora fazendo o contrário. A irritação te faz me interromper o tempo todo enquanto tento me fazer explicar. E você diz que não me entende...
Quer saber? Quem não entende sou eu. Não entendo porque o caminho escolhido foi o mais acidentado, não entendo como se deixou amargar tanto com o passar dos anos. Não entendo isso e tanta coisa mais...e me assusto. De verdade!
Eu me assusto com a mania de controle, com a impáfia e com a soberba de quem goza apontando os erros alheios sem nunca flertar com a humildade e reconhecer os seus próprios. Eu me assusto com a quantidade de energia despendida em discussões, atitudes pequenas e tão pouco inteligentes. E me assusto, sobretudo, com a capacidade - pra mim, assustadora - de agrupar pessoas num time que - sempre - vai jogar no campo oposto ao seu.
Não entendo, me assusto. E lamento.
Sinceramente...

Zé Mayer bombando no Twitter...

Milhares de mensagens sobre a vocação pegadora do eterno galã das novelas de Manoel Carlos. Zé Mayer virou até uma tag, um marcador de assunto no Twitter. Uma das pérolas, vejam só, partiu da mente de Luciano Huck. O apresentador do Caldeirão disse que "Zé Mayer não conta carneirinhos, conta Helenas".
Tem muita coisa engraçada, mas muita bobagem. E, assim, Zé Mayer entrou para o Trending Topics, a lista dos assuntos mais citados no Twitter. E eu pergunto: e daí?
Na manhã de hoje, muita gente ainda fazendo piadinhas bobocas sobre o cara, no mesmo estilo que o povo adora fazer sobre o Chuck Norris. E eu respondo: falta do que fazer!
Preguiça dessa bobeira coletiva...

16.9.09

Sobre a estreia de 1 contra 100 no SBT...

Nunca fui fã do fenômeno O Aprendiz, comandado por Roberto Justus na Record. E essa falta de simpatia pelo formato me fez encarar a performance durona do apresentador como um suposto reflexo de uma igualmente suposta personalidade durona.
Daí veio a minha surpresa hoje, quando acompanhei o primeiro programa de Justus no SBT. Solto, simpático e sorridente, o publicitário mostrou um novo lado de sua porção apresentador. E se saiu muito bem na condução de um game show leve e descontraído.
O programa é bem bolado, apesar de estar baseado na mais que batida fórmula das perguntas e respostas. O cenário é imenso e sem grandes exageros, apesar do festival de lâmpadas de led. Só impliquei com um detalhe: a grande quatidade de vezes em que o apresentador utiliza a palavra galera para se referir aos 100 participantes que disputam o prêmio do jogo com o participante da semana. Parece forçado e pouco natural.
No mais, um programa que diverte. E que prova que o SBT acertou em cheio ao roubar Justus da Record. Só falta a audiência responder: na estreia, de acordo com a prévia do Ibope, 1 contra 100 marcou apenas 6 pontos...

Biafra, o Pesadelo de Ícaro e o Mico do Ano...

Meu chefe me mostrou essa no meio da tarde. Acho que a MPB está empenhada em fornecer fortes candidatos ao Troféu Mico do Ano, no B@belturbo...

O melhor é o cinegrafista, que ia saindo de fininho sem avisar ao pobre do cantor...

15.9.09

Sobre a morte de Patrick Swayze...

Depois de uma lenta - e pública - agonia ocasionada por um destrutivo tumor no pâncreas, o ator de Ghost e Dirty Dancing morreu ontem. Durante os 20 meses em que lutou contra o câncer, Patrick Swayze mostrou ao mundo sua força e ajudou a explicitar que, quando perde os limites da ética e do respeito à dignidade humana, a imprensa pode ser muito cruel.
Acho que não há cena mais bonita em toda a filmografia de Patrick Swayze que essa que escolhi pra ilustrar o post. Ela fala de reencontro, de fé, e da crença de que os bons sentimentos são capazes de superar até mesmo os obstáculos tidos como intransponíveis. Como a morte...

Que descanse em paz!

PROMOÇÃO: "Que lá não chegue, pra cá não volte e por aqui não fique"

Quem passou aqui pelo B@belturbo nos últimos dias notou que estava em curso uma votação. Inspirado pelo "sumiço" de Belchior, perguntei qual personalidade da nossa música vocês gostariam de ver sumida do mapa. O resultado, que continua no topo da página, do lado direito, é inquestionável: Dado Dolabella, que levou a melhor no reality show A Fazenda, da Record, foi o escolhido, com 31% dos votos. Em segundo lugar, ficou a baiana de São Gonçalo, Cláudia Leitte, que recebeu 25% dos votos. No terceiro posto, empatadas, duas mulheres que têm muito em comum: são apresentadoras, loiras, globais e...não cantam nada: Xuxa e Ana Maria Braga, empatadas em 12%.
Encerrada a votação, vem a parte mais divertida da história: a hora de você colocar a mão na massa e justificar esse resultado. Como? Enviando um e-mail com uma frase envolvendo os nomes desses quatro "ícones" da MPB e dizendo porque, na sua opinião, eles mereciam sumir do mapa. O e-mail deve ser enviado para a HotLine do blog, claro. As frases poderão ser enviadas até o dia 25/09/2009. E tem prêmio na jogada: o(a) autor(a) da melhor frase vai receber um exemplar do "Humor Vermelho", o livro de contos e crônicas de humor com textos escritos por vários autores, entre os quais esse humilde blogueiro que vos escreve.
Então, não perca tempo! Coloque a cabeça pra funcionar e participe!

E boa sorte!!!

Uma breve divagação esotérica...

Vindo pra TV hoje cedo, parei num sinal de trânsito e, enquanto a chuva despencava de uma nuvem cinzenta qualquer, avistei um daqueles clássicos cartazes colados em postes. Não era nada original; a mensagem era a boa e velha: "Trago a pessoa amada em três dias", seguida do nome e dos telefones de contato da tal mãe de santo.
Eis que, num estalo, eu me pus a pensar: por que raios, com tanta tecnologia disponível hoje em dia, as mães de santo, tarólogas e afins ainda demoram três dias pra encontrar a tal da pessoa amada, gente? Não tenho dúvidas de que, em certos casos, apelar pro São Google pode trazer resultados bem mais ligeiros. Né não?

14.9.09

Sobre a estreia de Viver a Vida...

Lindas imagens, Taís Araújo mais bonita do que nunca, trilha sonora bacana, um bom elenco em cena...! Tudo muito bom, tudo muito bem, mas fica a pergunta: à exceção do tombo da Alinne Moraes na última cena, alguém é capaz de me contar algo que tenha acontecido no primeiro capítulo da novela?
O estilo de Manoel Carlos é assim: muito papo furado, um texto coloquial primoroso. E, até engrenar, a marcha bem lenta. E agora, além das fixações pelo Leblon e pelo nome Helena, Maneco parece ter juntado ao seu estilo os tais depoimentos reais que encerram os capítulos. A ideia é boa, mas Páginas da Vida já tinha explorado bastante, né?
E aí? Será que vai bombar?
Comentaê!!!

Deu no Twitter: feminismo...

A frase é da coleguinha @tdiniz. É um desabafo, temperado com fartas doses do humor que sou o Chêro tem:
- Se cada feminista desocupada que queimou sutiã tivesse em casa um marido de pulso, eu não teria passado o meu domingo trabalhando.

Morri de rir.

A delicadeza é Marrom...

Uma das frases mais dóceis e delicadas que já ouvi num show saiu da boca tingida de carmim de Alcione. Antes de começar a cantar uma nova música, durante a apresentação no Brazilian Day, a sambista disse, quase lânguida, à sua banda:
- Dá na cara desse pandeiro pra mim!

A sutileza da Marrom me comoveu, gente...

PS.: É bom explicar que o título do post não faz referência a nenhum filme novo da lavra do polonês Krzystof Kieslowski. Não tem nenhuma relação, portanto, com o fato de a liberdade ser azul, de a igualdade ser branca ou de a fraternidade ser vermelha...

13.9.09

Uma dedicatória em forma de gafe...

Escritor de primeira viagem faz lambança na hora de escrever dedicatória em tarde de autógrafos na Bienal...

Se eu fosse o Cid Moreira, abriria esse post com um indefectível "desculpem a nossa falha". Mas, como não tô com a cabeleira branquinha e ainda não gravei nenhum CD com a narração da Bíblia, farei diferente. Então, vamos aos fatos...
Na tarde de hoje, parti pro Riocentro. Fui conferir a Bienal, evento que não perco por nada. E fiquei feliz de ver tanta gente interessada por livros num domingo de sol, no qual as praias pareceriam naturalmente mais convidativas.
Bati perna, encontrei amigos, comprei alguns livros e fui ao estande da editora pra encontrar a turma do Humor Vermelho. Não estavam todos por lá, mas encontrei uma moçada muito bacana. Colegas com os quais tive o prazer de compartilhar a alegria de ingressar no mundo dos livros. E, entre muitas risadas e centenas de figurinhas trocadas, lá fomos nós autografar mais uns livros...
Foram exatos noventa minutos nessa função. Não contei quantos livros autografei, mas posso dizer que foram muitos. Em quantidade suficiente para me confundir, fazendo assinar o livro de um leitor com o nome de...outro! Explico: Raphael se aproximou de mim com seu livro em punho, pedindo uma dedicatória. Fez questão de dizer, inclusive, que seu nome se escreve com ph, que nem o futuro daquele comercial de um cursinho pré-vestibular...
Enfim, a minha missão era óbvia: escrever uma dedicatória simpática pro Raphael. O problema é que, bem do meu lado, um pequeno leitor, de nome Thomás, pedia uma dedicatória a outro autor. Confuso, comecei meu texto para Raphael assim:

"Thoma..."

Raphael, ligado na missão, apontou o erro e me lembrou de seu nome. Fiquei com uma cara de paspalhão por alguns milésimos de segundo até que, rapidamente, encontrei a saída pra situação embaraçosa. Sobre a palavra escrita, coloquei o nome correto do leitor. E, na linha inferior, continuei:

"Thomara que você goste..."

Assim mesmo, com th. Mas pelo menos posso dizer que minha noção de ortografia não foi se atualizando ao longo de tantas reformas ortográficas, né? Melhor que assumir que ia errar o nome do rapaz...

Carta para uma fortaleza em forma de mulher...

Ponho minhas mãos em sua testa para verificar se estás quente. Melhor: pra comprovar que não estás fria. Desculpe-me se lhe parece invasivo, mas só assim posso me certificar de que tu não és feita de madeira ou pedra. És, sim, humana, apesar de forte como a mais resistente das rochas.
Surpreso ao me deparar com tua humanice, pergunto a mim mesmo: de onde vem essa tua força, guerreira? Que fibra é essa da qual és feita, capaz de suportar tudo e toda a sorte de adversidade? Que poder é esse de crer tanto, em tanta coisa e de, mesmo diante do conforto que a fé nos dá a todos, correr para fazer a tua parte, sempre?
Não encontro outra resposta que não a tua coragem. A coragem de enfrentar a vida de peito aberto, de não te desesperares mesmo quando a dor e o sofrimento te apertam a garganta com o mais cego dos nós. A coragem de não fugir da luta, de seguir firme no papel de viga que sustenta o castelo dentro do qual guardou teus sonhos de felicidade e de amor. Sim, tu és a mais forte e corajosa das mulheres que já conheci.
E sabe de uma coisa, tia? Eu me orgulho demais de você!
E te amo muito!

Da série: "Versos & Versões..." 4

Essa é uma das minhas séries prediletas aqui no B@belturbo. E, nesta quarta edição, você, amigo ouvinte - digo, leitor - vai se deliciar (será?) com mais uma pérola do repertório (inacreditável) do Calcinha Preta!
Em "homenagem" ao passamento de Michael Jackson, creiam, eles se inspiraram e cometeram essa versão para Ben. Só posso dizer que, como diz a letra (?!?!?!), "agora eu sei, dói em mim..."


Se houver algum advogado no recinto, por favor, diga-nos se cabe uma ação coletiva contra essa banda. Sim, porque, convenhamos: uma música dessa traumatiza qualquer um, gente!!!

12.9.09

É pau, é pedra...é o fim do caminho...

Só pra encerrar a novela sobre a novela: notícia do Extra revela que Márcio Garcia, um dos protagonistas de Caminho das Índias, não foi à festa de encerramento da trama.
Tudo bem, né? Digamos que ele também não tenha estado lá muuuuuito presente na novela...

Sobre o fim de Caminho das Índias...

Vi o último capítulo na redação, enquanto escrevia dois roteiros para o Salto. Estava bem cansado depois de fazer um programa ao vivo e, claro, a maior parte da minha atenção estava voltada para o trabalho. Mas deu pra ver alguma coisa - e ouvir muita. Eis algumas das minhas considerações:

- Pra ser objetivo: não achei nada demais no capítulo...

- Ou melhor, demais mesmo foi o desempenho perfeito de Tony Ramos, Laura Cardoso e Lima Duarte, na mais bonita e emocionante cena do fim da novela.

- Bruno Gagliasso mostrou hoje, só com os olhos marejados, porque todos dizem que ele é um grande ator. E é mesmo!

- Achei os finais das tramas paralelas corridos demais.

- Gloria Perez foi ousada: não castigou as vilãs de Cleo Pires e Letícia Sabatella.

- Um segredo: Bahuan não disse, mas se atirou no poço...

- Juliana Paes pode não ter feito um grande desempenho como Maya, mas deu algumas provas de que seu potencial vai além da bunda e do corpão. Tem futuro...

- 54 pontos de média, 59 de pico e 80% dos televisores ligados. Quem acha que o gênero novela está esgotado, hein? Hein? Hein?

- E, por fim, uma pergunta: que troca de roupa misteriosa foi aquela da Maya na beira do rio, hein? Alucinação do Raj? Mas aí ela chega na casa da família dele com a tal roupa imaginada? Entendi nada! Acho que Glória Perez e Lord Ganesha também escrevem certo por linhas tortas...

11.9.09

Humor Vermelho na Bienal...

Turma, o livro vai ter outro lançamento na Bienal do Livro, no Riocentro. Vai rolar no próximo domingo, a partir das 17h. Os detalhes estão aí no convite. Se der, apareça! Estarei por lá - até porque não perco a Bienal por nada!

Memória...

O dia de hoje, não tem jeito, sempre faz lembrar do quão cruel pode ser a raça humana. E lembra, também, de como esse "humana" pode parecer descabido quando se fala da nossa raça...
Que nunca mais precisemos passar por um dia tão triste quanto foi o 11.09.2001!

10.9.09

Sobre a biografia de Michael Jackson...

Já contei aqui que estou lendo a biografia do Michael Jackson, lembram? A leitura anda mais lenta do que eu gostaria, mas...é o que tem! Enfim, tô na parte em que o cara começa a estourar, vendendo discos como água e partindo pra carreira solo. O autor dá detalhes de vários momentos memoráveis da carreira do Rei do Pop - e, claro, dos bastidores deles. Muita coisa tá registrada em vídeo e, como hoje quando se fala em vídeo, se fala em YouTube, muita coisa tá online...
Fui (re)ver esses momentos incríveis há pouco e bateu uma tristeza danada. Que artista, que dançarino, que história! Que incrível esse cara soube ser - em todos os bons e maus sentidos que a palavra pode ter. E que pena que tenha partido tão repentinamente, sem que o mundo visse seu retorno aos palcos como mais uma de suas (incríveis e memoráveis) façanhas. Lamento verdadeiramente por isso. E por todas as tristezas que esse cara fantástico precisou viver...

Globo regula twitters, blogs e afins de seus contratados...

Fiquei sabendo da tal normatização do uso das mídias sociais por artistas e demais contratados globais via Twitter. A notícia é verídica! E achei essa história bem polêmica! Principalmente porque a emissora foi bem clara: não quer que seus contratados falem de sua programação e, claro, nem da concorrência, ficando proibidas "a divulgação ou comentários sobre temas direta ou indiretamente relacionados às atividades ligadas à Globo; ao mercado de mídia ou qualquer outra informação e conteúdo obtidos em razão do relacionamento com a Globo”.
Ou seja: um ator contratado pela Globo não vai mais poder falar de seu próprio trabalho em um blog, por exemplo. No Twitter, nada de comentar a programação da concorrência. O que significa que essas regras praticamente inviabilizam a presença desses artistas nas tais mídias sociais.
Fico pensando o que seria do B@belturbo se eu não pudesse falar de televisão e do que faço na TV. E não é difícil concluir que boa parte dos posts - que são mais de 2.200 - jamais teria existido...
Bem polêmico, hein? Ainda mais porque a tal normatização não faz parte dos contratos dos globais. Mas será que alguém vai se atrever a brigar pela "liberdade de expressão"?

E Luiza fala da bissexualidade da mãe, Zizi Possi...

Achei delicada e oportuna a declaração de Luiza Possi sobre a sexualidade da mãe, a também cantora Zizi Possi. Luiza falou do tema em entrevista à Playboy. E é exatamente sobre a publicação que recai a única ressava que faço nessa história: qual o motivo de expor um assunto tão íntimo da vida de alguém numa entrevista que nem foi realizada com a protagonista da história?
Pra mim, Luiza se saiu bem de uma pergunta grosseira e inoportuna. E que avançou consideravelmente sobre os limites da privacidade de sua mãe...
E você, o que acha?
Comentaê!!!

Um garçom meio estouradinho...

Por falar em cafeteria e lanche, lembrei de mais uma aventura vivida por mim e meus (famintos) amigos da TV dia desses, na hora de enganar o estômago no meio da tarde. Fomos para a cafeteria chiquinha que tem nos dado muita calorias em troca dos nossos suados trocadinhos. Olhávamos o cardápio quando um novo garçom se aproximou da nossa mesa.
Sério. Realmente muito sério. Com a típica cara de quem anda de mal com a vida...
Como sempre como a mesma coisa, não tive problemas maiores com a cara fechada do atendente. Mas um amigo teve a infeliz ideia de perguntar quais opções de salgados estavam disponíveis. E o tal garçom novato me saiu com essa:
- O senhor se levante, vá até a vitrine, olhe e depois me diga o que escolheu.
Simples (e grosseiro) assim.
Aposto que não dura no emprego. Afinal, tem coisa pior que ser atendido por alguém com a cara amarrada e, ainda por cima, estúpido desse jeito?

PS.: Pode não significar nada de muito importante, mas essa é a postagem de número 2.222 do B@belturbo. Achei bacana registrar a coincidência com o número do Expresso do Gil...

Haja...

Dois amigos vão lanchar no meio do expediente. Na cafeteria, enquanto aguardam o garçom, uma televisão ligada mostra um DVD de Lenine. Uma coisa bem plástica, bonita. Mas um tanto chata demais pro gosto de um deles. Olhando pro cantor cabeludo que fazia cara de sofrimento na tela, o faminto rapaz teve um insight e comentou com o amigo:
- Não é à toa que o maior sucesso de Lenine é Paciência. Precisamos de muita mesmo pra aturá-lo...

Pano rápido.

Spam: uma praga sem fim?

Abri o e-mail agorinha e me deparei com uma variedade absurda de...spams! Desde gente oferecendo traquitanas mirabolantes que prometem aumentar o pênis de qualquer sujeito até um aviso de que eu fui sorteado para participar do Big Brother Brasil 10. Sem falar em boatos sobre a morte de celebridades diversas...
Fico impressionado com a sobrevivência desse tipo de praga tão primitiva na internet. É impossível acreditar que, com tanta tecnologia disponível, não exista mesmo uma forma de exterminar essas mensagens indesejadas. E não valem as tais pastas de quarentena: ainda assim, continuamos recebendo todo esse lixo!
Um saco, hein?

9.9.09

About me...

Por muito tempo me inquietou o desafio de escrever sobre mim mesmo pro meu perfil no orkut. Em cinco anos dando as caras no site de relacionamentos mais famoso do país, já coloquei no "about me" trechos de música, de poemas, definições lacônicas, prolixas, vagas e, em outros tantos casos, até profundas demais. E nenhuma delas, até então, havia me dado a sensação de estar, enfim, traduzido em palavras.
Hoje, quando nem estava encasquetado com essa história, fui dar uma olhada no meu perfil e, ao ler o "quem eu sou", fui tomado por uma ideia. E deixei a moça ganhar a tela:

"quem sou eu: Na televisão, o apresentador. Em casa, o filho. Entre amigos, o moleque. Na rua, o sujeito tímido. Em todos esses lugares, eu. E sou esse eu a cada tempo de um jeito diferente. Juntando características novas, que vão se somar aos defeitos e qualidades antigos. Só faço questão de manter uma porção de mim sempre comigo: a fé de que o sorriso é o maior aliado de quem busca uma existência leve, plena e feliz."

E não é que, sem querer querendo, acho que consegui me definir direitinho?

8.9.09

Ói eu aqui, sô!

Turma, estou vivo! O sumiço deveu-se única e exclusivamente a uma viagem ao interior de Minas nesse último feriadão. Foi lá que ouvi um causo muito pitoresco que agora divido cocês tudo!!!

Tinha um homem, fã das aguardentes mineiras. Conhecia todas: envelhecidas em tonéis, as não-envelhecidas, as de ótima, boa e de péssima qualidade. O danado do sujeito apreciava mesmo a tal da água que passarinho não bebe. Num dia de prosa com os amigos e familiares, entre uma e outras (várias) doses da bebidinha do capeta, já um tanto alegre, o sujeito soltou essa:
- Num aceito que me chamem de cachaceiro! Cachaceiro é quem faz a cachaça! Eu, que só bebo, sou consumidor...
Quem ouviu ficou meio espantado com a perspicácia do raciocínio do beberrão. E ficou com uma pulga atrás da orelha, como quem se pergunta: não é que o homem tem razão?

4.9.09

Obrigado, leitores!

Já de volta à Cidade Maravilhosa - e mais feliz do mundo - escrevo para agradecer. Li os comentários, scraps e e-mails sobre o "Humor Vermelho" e precisava dizer obrigado a todos vocês. Pelo carinho, pelos elogios e, principalmente, pela força que essas palavras e esses gestos especiais me dão pra seguir firme na minha trilha pelo fantástico universo da palavra escrita!
Algumas pessoas pediram que colocasse o link para download do livro aqui no blog. Bom, esse link não existe. E ainda que existisse, eu não o publicaria. E não publicaria por vários motivos. Primeiro, por respeito aos 21 colegas, autores, que também assinam os textos da publicação. E, segundo - só pra parar em dois motivos, ok? - é que pirataria é crime, minha gente! E eu sou pobre, mas sou limpinho! E honesto!!!
Mas se você ainda não comprou e tá muito afim de conferir, pode clicar aqui e encomendar o seu. E aproveita: tá baratinho!
E vamo que vamo!!!

3.9.09

Da série: "a luz no fim do túnel é um trem vindo pra cá..." 34

O que você faria se fosse indicado a um prêmio na categoria personalidade do ano?
E o que você faria se um de seus adversários fosse o presidente americano, Barack Obama?
E o que faria se o outro fosse Bob Esponja?
Não sabe responder? Pois eu lhe digo: você ficaria honrado, afinal você seria apenas um vencedor do Big Brother Brasil.
Achando estranho? E é! Mas é real! Max, campeão do BBB 9 é o tal concorrente do Obama e do Bob Esponja num prêmio do canal Nickelodeon.
Falta mais alguma coisa pra gente apagar a luz e ir embora desse planeta doido???

Rio: só alegria!!!

A Forbes concluiu que o Rio é a cidade mais feliz do mundo. Tá no Globo Online. Isso impressiona um bocado, dada a quantidade de lamentáveis problemas que essa maravilhosa terra enfrenta. E impressiona mais ainda quando a gente para e pensa que em tantas ocasiões, nas mais variadas épocas, essa cidade incrível - e feliz - esteve, foi e seja tristemente gerida e representada.
Mas concordo: não há mesmo lugar mais feliz que o Rio!!! Ainda bem que tô voltando de São Paulo daqui a pouco, assim que a chuva deixar...
E pra você? O que faz essa cidade mais especial, hein?
Comentaê!!!

E Vanusa fala sobre o episódio do Hino Nacional...

Acabei de assistir ao vídeo da entrevista que Vanusa deu ao programa da Silvia Poppovic, na Band de São Paulo. E confesso que, por mais que tenha morrido de rir do vídeo em que a cantora aparece assassinando o Hino Nacional, fiquei um tanto consternado. Vanusa argumenta que, em mais de 40 anos de carreira, jamais teve seu nome associado a um escândalo no âmbito profissional. E que, agora, virou motivo de piada e chacota.
A cantora também argumenta que o incidente ocorreu porque não reagiu bem à medicação contra a labirintite.
Tudo bem, o post não é uma ode à caretice e nem ao politicamente correto! Mas que um episódio desse pode manchar a imagem de qualquer um irremediavelmente, isso pode. É pra se pensar...
E você? O que acha? Tem uma opinião sobre o fatídico (e risonho...e límpido) dia em que Vanusa detonou o Hino Nacional?
Comentaê!!!

2.9.09

Av. Rio Branco, no Rio, com os dias contados?

Se depender de projeto da prefeitura, sim! De acordo com o projeto que está sendo elaborado por técnicos da Secretaria de Urbanismo, a centenária avenida, marco da urbanização empreendida pelos governantes da então capital da república no início do século XX, dará lugar a um grande parque, com cerca de dois milhões de metros quadrados, chafarizes e um vasto calçadão para pedestres. A notícia está no Globo de hoje.
Como escrevi no twitter assim que li, a ideia de criar um parque urbana sempre parece interessante. Mas, no caso específico da Rio Branco, acho a história problemática. A avenida é símbolo da modernização da cidade, parte importante da história e do desenvolvimento do Rio e do Brasil.
Sem contar no aspecto prático da história: fechar a Rio Branco ao trânsito é jogar mais alguns milhares de veículos, diariamente, nas demais ruas e avenidas do Centro da cidade. E, se com a Rio Branco a coisa já é caótica, imaginemos como ficará sem ela...!

Cada uma...

Democratização dos meios de comunicação gera polêmica na Argentina

Saí de casa sintonizado numa dessas FMs all news. E ouvi uma notícia bem polêmica. Segundo contou a repórter, está tramitando na Argentina um projeto de lei que pretende acabar com a que as concessões de serviços de comunicação continuem concetradas e restritas ao mesmo grupo. A medida, ainda de acordo com a reportagem, tornaria proibido que um mesmo grupo operasse canais de TV aberta e fechada simultaneamente e, além disso, cancelaria as concessões de emissoras de alguns grupos que se encontram nessa situação, como o Clarín, um dos maiores conglomerados de comunicação da terra do tango. A proposta também prevê a redução do número de concessões que um mesmo grupo pode acumular.
Procurei mais detalhes sobre essa proposta polêmica e encontrei aqui.
Ouvi a notícia e pensei na hora: já pensou se essa moda chega aqui, hein?
O que você acha? Se o Brasil adotasse uma medida semelhante, seria bom ou ruim para os rumos da comunicação no país?
Comentaê!

Taxista docinho...

Nesse exato momento, estou no Santos Dummont, aguardando o horário de embarque do meu voo pra Sampa. Não sei o que deu na minha cabeça pra acordar tão cedo e chegar aqui com quase duas horas de antecedência. Então, já viu...navegar é preciso!
Como se estivesse intuindo que eu teria um período prolongado de ócio criativo no aeroporto, o taxista que me trouxe até aqui me premiou com uma daquelas pérolas impagáveis. Depois de ser fechado por uma motorista um tanto leviana - sem preconceitos, mas ela era mulher, do sexo feminino mesmo!!! - o cabra saiu-se com essa:
- Eu sabia que ela ia fazer essa merda, meu amigo! Tava de olho nela! - fez uma pausa dramática para, em seguida, concluir brilhantemente - Se ela for tão boa de cama quanto é na direção, hein? O marido tá f...!
Sutil como um rinoceronte, não?

Sobre o lançamento...

Cheguei há pouco do lançamento do "Humor Vermelho". E posso contar que essa foi uma noite com um significado muito especial pra mim. Primeiro, por ter podido rever tanta gente querida e por ter tantos amigos ao meu lado num momento de tanta felicidade. E, além disso, por, de certa forma, me sentir numa sintonia muito especial com meu pai, que tá lá em cima olhando por mim há quase 20 anos. O coroa era amante da literatura e, se posso contar que minha mãe me alfabetizou, digo com o mesmo orgulho que dele herdei o gosto pelos livros.
Pai, sei que você tá orgulhoso. É pra você, viu?

PS.: O post pode parecer piegas. E ainda parecerá mais, porque quero agradecer, sinceramente, a TODOS os amigos que se esforçaram e, depois de um dia de trabalho, apareceram lá na livraria pra me dar um abraço apertado. Senti em CADA UM a mesma felicidade que senti quando soube que "Sapequinha" seria publicado. Agradeço também aos que não puderam comparecer e, por telefone, e-mail, twitter, msn, orkut e afins encontraram um jeito de me dizer palavras de carinho e amizade.
E um agradecimento muito especial a Amanda Hora, que tive o prazer de conhecer depois de tanto tempo de papo aqui no B@belturbo. Amanda, você não faz ideia de como esse blog foi importante para que aquele conto chegasse ao papel. E você é parte dessa história, sabia?

VALEU, TURMA!!!
E vamo que vamo!!!

1.9.09

Dia de Humor Vermelho!

É hoje, pessoal! Espero vocês lá!!!

Blog tipo exportação?

Ainda olhando as estatísticas de acesso ao blog, aproveito pra agradecer aos visitantes da França, do Reino Unido, do Uruguai, da Lituânia e dos Estados Unidos que, surpreendentemente, passam mais tempo aqui que os portugueses.
Pode parecer boboca, mas, mesmo depois de tantos anos conectado, ainda acho fascinante esse poder que a internet tem de riscar todas as fronteiras do mapa...
E, claro, vamo que vamo!

Balancete!!!

Breve, só pra dividir com vocês a alegria pelo crescimento de 10% no número de visitas registradas aqui no B@belturbo durante o mês de agosto. Isso aqui tá ficando cada vez mais gostoso!!!
E vamo que vamo!